Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Jodevaldo Pereira

Dentro da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia o governador do Estado do Tocantins, Siqueira Campos e o astronauta Marcos Pontes fizeram o experimento PH do Planeta, nos estandes do MCTI - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e Secretaria de Estado da C&T no fim da tarde desta quinta-feira, 20, no Amazontech, em Palmas. A atividade foi acompanhada por estudantes e pelo público geral do evento.

Numa amostra de água coletada na capital tocantinense, o governador e o astronauta adicionaram gotas de uma solução indicadora colorida para medir o pH da água. O astronauta Marcos Pontes explicou que de acordo com a tabela de resultados a amostra analisada estava própria para o consumo humano. Pontes também falou da importância da atividade PH do Planeta para aproximar as crianças dos assuntos ligados a ciência.

Já o governador do Tocantins, Siqueira Campos parabenizou a iniciativa realizada em todo Brasil por meio do MCTI e, demonstrou alegria em ter no seu estado as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. “Esta iniciativa é muito válida porque de forma simples desperta nas crianças e nos jovens o interesse pela ciência e a pesquisa” comentou.

Depois do experimento o governador Siqueira Campos ao lado do secretário de Estado da Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira e do superintendente do Sebrae Tocantins, Paulo Massuia conheceu uma mesa digital interativa da empresa Sábia do Estado de Santa Catarina. A mesa com um monitor e uma plataforma, dispensa o uso do teclado para acesso aos bancos de dados e a Internet e, tem sido uma das principais atrações do estande da Secretaria da Ciência e Tecnologia no Amazontech.

O PH do Planeta é parte do experimento global conduzido durante o AIQ 2011 - Ano Internacional da Química, e integra uma série de eventos propostos pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura e pela IUPAC - União Internacional de Química Pura e Aplicada.

No Tocantins a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada dentro da estrutura do Amazontech, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas, de 18 a 22 de outubro.

Amazontech

É um programa das unidades do Sebrae da região da Amazônia Legal, realizado em parceria com o Governo Federal, Embrapa, Universidades Amazônicas, Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e outras instituições.(Secom)