Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

A 2ª Conferência Estadual de Juventude do Tocantins trará para o debate temas diversificados como democracia, participação juvenil, drogas, sexualidade, acesso à universidade e capacitação profissional. A intenção do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Juventude e dos Esportes, é fazer com que os jovens delegados - representantes de 72 municípios tocantinenses - participem das decisões sobre o futuro das políticas públicas desenvolvidas no Estado voltadas para os jovens. O evento acontecerá no Colégio Militar de Palmas, de 28 a 30 de outubro, e deve contar a participação de mais de mil jovens de todas as regiões do Tocantins.

De acordo com a coordenação do evento, a expectativa é que jovens de diversas realidades do Estado estejam presentes para expor e unir as diferenças na composição da Carta Estadual da Juventude. Jovens da zona rural, quilombolas, indígenas, representantes de movimentos estudantis e juvenis já confirmaram presença na Conferência.

Na programação temas como políticas públicas para juventude, protagonismo juvenil, acesso à universidade, capacitação profissional e empreendedorismo. Laura Muller, Osmar Coutinho, o secretário das Oportunidades, Omar Henemann, e a diretora de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Tocantins, Dalvanir Alves são os palestrantes que vão debater os temas com os participantes do evento.

Além disso, durante o evento serão realizadas as eleições para eleger os delegados que vão representar o Tocantins na Conferência Nacional de Juventude, que será realizada de 09 a 12 de dezembro, em Brasília.

Programação Culural

Quando o quesito é programação cultural, a 2ª Conferência Estadual de Juventude se destaca pela valorização dos artistas locais. A comissão organizadora apostou na diversidade cultural do Tocantins para garantir entretenimento e cultura aos participantes do evento. Durante os três dias de Conferência, mais de 15 grupos de artistas tocantinenses representarão a diversidade cultural do Estado.

Da MPB ao sertanejo, do malabarismo ao stand up comedy, a programação cultural da 2ª Conferência promete agradar a todos os gostos da juventude do Tocantins.(Secom)