Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A harmonia entre instrumentos de percussão e vocal promete ser o destaque do momento cultural, preparado por 22 crianças do Ponto de Cultura “Meninos do São João”, que abrem a palestra “O encontro do Empreender” no Theatro Fernanda Montenegro, localizado no Espaço Cultural, às 10 horas deste sábado. A palestra faz parte da programação do Amazontech.

O Ponto de Cultura assiste em média duzentos e cinqüenta crianças com aulas de violão popular, violão clássico, viola caipira e formação de banda rítmica percussiva, trabalhando a construção de instrumentos, através de materiais recicláveis, com desdobramento para o resgate dos ritmos, cânticos, e cantigas da cultura local, dos reassentados da hidrelétrica Luiz Eduardo Magalhães, hoje, sítio ecológico, São João, Mariana e comunidades do entorno.

O projeto “Meninos de São João” busca garantir a inclusão social e construção da cidadania por meio do acesso às manifestações culturais. “O objetivo central do ponto de cultura consiste em apoiar ações de integração social nas áreas de música e artes cênicas, para crianças de ensino fundamental que convivem em área de risco e vulnerabilidade social” ressaltou Dorivã Borges, professor e coordenador pedagógico do projeto.

O Ponto de Cultura “Meninos do São João” é um dos dez pontos selecionados em Edital público para integrar a Rede Pontos de Cultura de Palmas, do Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, realizado por meio da parceria com a Prefeitura Municipal, via Fundação Cultural de Palmas. O projeto conta ainda com o apoio da Escola da zona rural Municipal de Tempo Integral Marcos Freire , Associação Rural dos Olericultores Mariana e da coreógrafa, bailarina, produtora e diretora Meire Maria, colaboradora direta. (Ascop)