Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Depois de sete meses de atraso na emissão da Licença Ambiental da Prefeitura de Palmas, as obras para as futuras instalações do radar do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta) na capital estão sendo tocadas normalmente, apesar da demora na expedição do documento final. A licença foi encaminhada apenas quatro dias depois que o Conexão Tocantins publicou matéria sobre a instalação do radar em Palmas, no dia 3 de junho.

De acordo com a Aeronáutica, o prazo para que o radar esteja instalado e em plenas condições de funcionamento é dezembro de 2012. Segundo a Clemar Engenharia, empresa contratada para realizar as obras físicas para a instalação do radar, nesses quase cinco meses de andamento as obras seguem seu curso normal.

Somente depois da conclusão da parte física do centro operacional, que contará com duas edificações, é que será realizada a instalação dos sistemas tecnológicos e operacionais da Aeronáutica. Como informado, a meta é que esteja tudo em pleno funcionamento até dezembro do ano que vem.

A Clemar Engenharia é uma empresa com 40 anos de experiência no ramo da construção civil e foi contratada pela Comissão de Implantação de Sistemas de Controle de Espaço Aéreo (Ciscea), órgão ligado ao Departamento de Controle de Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica, subordinado ao Ministério da Defesa.

A Aeronáutica ainda definirá a qual Centro de Controle Aéreo o radar do Tocantins será integrado, se na região Central (Cindacta I), ou à Amazônica (Cindacta IV). Contudo, já foi adiantado que o radar a ser instalado em Palmas terá uma abrangência de 200 Milhas Náuticas (NM), o que equivale a um raio de 370 km ao redor do equipamento.