Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Em todas as 139 cidades do Tocantins, mais de 30 mil alunos prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio – o Enem, neste fim de semana, que registrou uma média de 27,62% de abstenção no Estado. Sem registrar nenhuma ocorrência grave, a aplicação das provas foi considerada muito tranquila. Tensão mesmo somente entre os estudantes, ansiosos por uma vaga no ensino superior. O Enem é usado por estudantes para o acesso a diversos programas do Ministério da Educação, como o Prouni e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Desde 2009, também é uma das portas de entrada em instituições públicas de ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), desenvolvido e gerenciado pelo MEC.

No sábado, foram aplicadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. “Essa primeira prova foi muito cansativa, né? Com muitos textos... mas foi uma prova boa, achei fácil”, contou Hândrya Tomaz, estudante de Porto Nacional.

No segundo dia de aplicação de provas, os candidatos responderam questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. “É a área que eu gosto, matemática, cálculos. Então eu acho que fiz uma boa prova e vou me dar bem!”, contou o estudante de Porto Nacional, Gilmar Ribeiro de Souza.

Ainda no domingo os estudantes fizeram a prova de redação, que teve como tema Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado.

Provas e gabaritos

A partir desta segunda-feira, 24, as provas aplicadas neste fim de semana estarão disponíveis no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do Enem. Os gabaritos devem ser divulgados até quarta-feira, 26, no mesmo endereço eletrônico. Já a oferta de vagas pelo Sisu e de bolsas do ProUni estará disponível após a liberação dos resultados do Enem deste ano, a partir de 4 janeiro de 2012. (Ascom Seduc)