Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ascom PM

Acontece durante toda esta quinta-feira, 27 de outubro, no auditório do QCG (Quartel do Comando Geral), em Palmas, o I Seminário de Segurança Comunitária do Estado do Tocantins, com o tema “Polícia e Comunidade Construindo Segurança”. A solenidade de abertura foi feita nesta manhã e contou com diversas autoridades ligadas à área da segurança pública no Estado. O comandante geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos, representou o governador Siqueira Campos no evento.

O seminário é fruto da parceria da Superintendência de Polícia Comunitária do Estado e Superintendência Regional do Basa (Banco da Amazônia). Até às 18h desta quinta, representantes de forças policiais no Tocantins estarão debatendo e analisando a realidade da Polícia Comunitária no Estado e também no País. Ao final será feita a formatação da ‘Proposta de Ações’ a ser entregue aos gestores estaduais que lidam com o setor.

Segundo o cel Marielton Francisco dos Santos - um dos primeiros coordenadores e também um dos responsáveis pela implantação da Polícia Comunitária no Tocantins -, o seminário se reveste de uma importância muito grande para o fortalecimento das polícias no Estado. “A estrutura social evoluiu muito nesses últimos anos e devemos fomentar uma educação que cada vez mais conscientize a sociedade de que ela também é importante pela sua segurança; que a família, a escola, façam a sua parte, para que possamos implantar, definitivamente, uma cultura de paz em nosso Estado”, comentou o comandante geral.

Para o superintendente de Polícia Comunitária do Tocantins, tenente coronel PM Divino Vieira da Silva, “o objetivo do evento é integrar as forças policiais com a comunidade, buscando a solução de problemas ligados à segurança pública, num constante diálogo com a população”. Já a representante da regional do Basa no Tocantins, Maria Rosa Rocha Rego, colocou a instituição à disposição da Polícia Comunitária para novas parcerias e financiamentos de projetos ligados ao setor. A Polícia Comunitária foi implantada no Tocantins no ano de 2000.

O secretário estadual de Segurança Pùblica, João Fonseca Coelho, presente ao evento, ressaltou a importância do seminário para o Tocantins. “A Polícia Comunitária congrega os anseios da sociedade no âmbito das instituições policiais; ela age pró-ativamente estabelecendo um clima de confiança e de responsabilidade entre polícia e comunidade e também funciona como propagadora de ações de cidadania”, disse.

Antes dos pronunciamentos das autoridades presentes, foi executado o Hino Nacional Brasileiro pela Banda de Música do Exército (22º BI) e exibido um vídeo sobre a Polícia Comunitária no Estado. Logo após um rápido intervalo, teve início o ciclo de palestras – um total de quatro durante toda esta quinta.

Pela manhã, a primeira palestra foi ministrada pelo delegado de Polícia Civil, Alberto Cavalcante (titular da DEIC), que apresentou um panorama histórico da Polícia Comunitária no Brasil e no Tocantins (do Brasil Colônia à República). Para ele, a implantação da Polícia Comunitária passa necessariamente por quatro fases: conhecimento, sensibilização, mobilização e resultados. Junto com o comandante geral da PMTO, o delegado Cavalcante também foi um dos primeiros coordenadores e responsáveis pela implantação da Polícia Comunitária no Tocantins.

Finalizando as atividades desta manhã, houve a palestra “Segurança Pùblica na Prevenção às Drogas e à Violência, com a capitão PM Wélere Silveira, seguida de discussões sobre essa temática com o público presente, formado por cadetes da Academia de Polícia Militar do Tocantins (APMT), militares do QCG, entre outros representantes de forças policiais no Estado. À tarde, as atividades serão retomadas às 14h com as palestras “Abordagem Constitucional das Forças Policiais e o Papel da Comunidade”, com o professor mestre Antônio César (PUC-TO); e “Segurança Comunitária: a participação social na prática poilicial comunitária”, com a coordenadora da Polícia Comunitária do Estado de Goiás, Waldirene Gualberto, seguidas de debates. Por fim, serão formatadas as propostas resultantes do evento.

Mesa de Honra

Compuseram a Mesa de Honra: o comandante geral da PMTO, coronel Marielton Francisco dos Santos; o secretário estadual de Segurança Pública, João Fonseca Coelho; a coordenadora da Polícia Comunitária do Estado de Goiás, Waldirene Gualberto; o superintendente de Polícia Comunitária do Tocantins, tenente coronel PM Divino Vieira da Silva; a representante da regional do Basa no Tocantins, Maria Rosa Rocha Rego; Veneranda de Oliveira Dias, presidente da Federação das Associações Comunitárias no Estado; o promotor Fábio Lang; o perito Peterson Costa; e o delegado de Polícia Civil Alberto Cavalcante. (Ascom PM)