Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

No grupo do governador Siqueira Campos (PSDB) a disputa interna em busca do consenso para a definição do candidato à Prefeitura de Palmas começa a polarizar. Os partidos já começaram o processo de articulação em defesa de suas pré-candidaturas.

Do partido de Siqueira, o deputado federal Eduardo Gomes que é o pré-candidato ao Paço Municipal da capital ressaltou em entrevista ao Conexão Tocantins nesta sexta-feira, 28, que cada postulante tem sua maneira de trabalhar. Gomes afirmou que está satisfeito com os pré-candidatos do grupo e que o projeto para 2012 tem que ser alicerçado em união.

O deputado mencionou ainda o peso e importância do governo para o pleito do próximo ano. “O candidato só será competitivo e viável se o governo estiver indo bem como está indo”, pontuou.

Falando da contribuição do governo o deputado disse ainda que está ajudando o governo nas demandas e principalmente neste primeiro ano. “Minha agenda política é ajudar o Siqueira”, disse. Gomes estima que até março de 2012 saia a definição do nome do grupo. “Torço para que o candidato viabilize a candidatura até março”, salientou.

O deputado diz que todos os nomes colocados são qualitativos e tem chances de ganhar o apoio do grupo no entanto na atual conjuntura ele frisou que a ex-deputada federal e ex-prefeita de Palmas, Nilmar Ruiz (PR) tem mais preparo em razão da experiência. “Nilmar é a mais preparada”, frisou. Nilmar foi a mais votada na capital em 2010 mesmo não conseguindo reeleição.

Gomes exaltou ainda o nome de vários outros aliados como a deputada estadual Luana Ribeiro (PR) e o deputado Marcelo Lelis (PV).

O critério e avaliação do nome do grupo deverá ser baseado num processo de união, segundo Gomes. “O candidato tem que ter boa vontade, garra, sentido de união”, enumerou.Até o mês de março Gomes frisou que continua cuidando dos eleitores, dos municípios e do trabalho na mesa diretora da Câmara Federal onde é primeiro-secretário.

Boa convivência

A convergência no grupo do governador em torno de um bom nome pode resultar inclusive na adesão e apoio de partidos que atualmente não estão na base. “Existe uma boa convivência com o PP e PSB”, citou Gomes. O PP tem o empresário Carlos Amastha como pré-candidato e o PSB lançou o deputado estadual Wanderlei Barbosa e Alan Barbiero. As conversas com esses partidos no entanto ainda não começaram, segundo Gomes. “Se o projeto for bom agrega outros partidos e forças políticas”, pontuou. Em alguns municípios o PP é da base do governador.

O deputado criticou ainda a atual administração e disse que a população não quer mais a atual situação.“Nossos adversários vão se articular e defender um modelo que eu discordo, Palmas não quer mais isso”, disse.