Saúde

Foto: Divulgação

Ao final da 7ª Conferência Estadual de Saúde foram eleitos 48 delegados para representar o Tocantins na 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece em Brasília, de 30 de novembro a 4 de dezembro. Ao todo, eles levarão 35 propostas de nível nacional discutidas durante encontro estadual, que aconteceu de 26 a 28 de outubro, no Centro de Convenções Parque do Povo.

Dentre os delegados, 24 são do segmento usuários, 12 trabalhadores em saúde e 12 gestoresprestadores de serviços, os quais defenderão, na etapa nacional, as propostas construídas pelos representantes dos 139 municípios do Tocantins, durante a Conferência.

Segundo o presidente do CES – Conselho Estadual de Saúde, Neirton José de Almeida, os objetivos da 7ª Conferência foram alcançados e avaliou-a positivamente. Para Neirton, após esta etapa, a expectativa é que a caravana de delegados tocantinenses chegue a Brasília com voz forte, defendendo as demandas que o Estado necessita e, com isso, fortalecendo os seguimentos de controle social. Que o trabalho conjunto traga melhorias para o nosso estado e que os nossos discursos sejam unificados na defesa das propostas aqui construídas, ressalta.

Maria Antônia Ferreira da Silva, de Esperantina, delegada eleita entre os representantes dos usuários, também avaliou o encontro de forma positiva e elogiou a forma produtiva como se deram as discussões nos grupos. De todas as conferências que participei, esta foi a melhor em relação à forma de exposição das propostas, disse a Delegada ressaltando que as discussões focaram realmente as necessidades apontadas pelos municípios.

Já o delegado representante da categoria governamental, Adailton Rocha, do município de Colinas do Tocantins, disse que o tempo disponibilizado para discussão poderia ter sido maior, no entanto destacou a participação da plenária e dos grupos de trabalho. Adailton espera que as propostas que serão encaminhadas à etapa nacional sejam bem discutidas levando-se em conta as diferenças e particularidades das diversas regiões. E nós vamos defender as nossas propostas, afirmou.

Durante encerramento o secretário estadual da Saúde, Arnaldo Alves Nunes, se mostrou satisfeito com os resultados da Conferência e pediu aos conferencistas que levassem do encontro a certeza de que todos somos usuários do SUS. O Secretário ainda pediu que a comunidade fiscalizasse de forma efetiva todos os processos que envolvem a construção e gestão do SUS e, ao reafirmar o seu compromisso com a Saúde, disse que a Sesau estará sempre de portas abertas, “à disposição da sociedade para receber sugestões que contribuam para a melhoria dos serviços públicos de saúde prestados no Tocantins”, disse.