Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma série de novidades para a Educação foram anunciadas na última terça-feira, 1º de novembro, pelo secretário Estadual da Educação, Danilo de Melo Souza, entre elas o Prêmio de Valorização da Educação, que vai distribuir mais de 12 milhões em prêmios, aos profissionais da educação e estudantes das escolas públicas do Tocantins.

O prêmio visa valorizar, os bons desempenhos de modelos de gestão, boas práticas em sala de aula e alunos destaques no contexto escolar das redes estadual e municipal. A premiação será dividida em sete categorias: Diretoria Regional de Ensino, Unidade Educacional, Profissional da Educação, IDEB, Educandos, Professor Municipal e Técnico da Seduc.

Na categoria Diretoria Regional de Ensino (DRE), a diretoria que apresentar o melhor desempenho no SALTO (Sistema de Avaliação da Educação do Estado do Tocantins) será premiada com uma viagem de estudos para a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência) ou para o Endipe ( Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino), para 30 servidores da DRE.

As 100 escolas estaduais que alcançarem os melhores resultados no Salto, as 50 melhores do ranking e as 50 que mais avançaram, também serão premiadas com R.000,00, cada. Os profissionais das 25 escolas que alcançarem o melhor desempenho na segunda etapa da avaliação, e das 25 que apresentarem maiores avanços, também serão premiados com R$ 1.000,00 pra os professores, coordenadores, orientadores e diretores; e com R$ 200,00 para os demais profissionais da unidade escolar. Para os estudantes da rede estadual serão distribuídos seis mil Tablets para aqueles que obtiverem os melhores resultados no Salto.

Já na categoria IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), receberão R.000,00 cada professor, diretor, coordenador e orientador, das escolas estaduais que atingirem IDEB igual ou superior a 6,0. Aos demais servidores destas unidades também será concedido prêmio de R0,00. Os educadores de língua portuguesa e de matemática das 100 escolas municipais com melhor desempenho no IDEB também serão premiados com um notebook para cada professor.

E por último, na categoria Técnica da Seduc, ganham uma viagem de estudos para a SBPC ou para o Endipe, os 30 servidores que apresentarem melhor desempenho em sua área de atuação.

De acordo com o secretário da Educação, a intenção do Governo do Estado é estimular a gestão e as práticas educativas que contribuam para a qualidade da aprendizagem e o sucesso dos educandos. “As boas escolas, os bons professores e também os estudantes, precisam ser premiados pela sociedade. O Governo do Tocantins considera importante que as escolas que alcançam um bom desempenho, como grandes avanços no IDEB, no SALTO e que vão representar bem nosso Estado, sejam recompensadas pelo bom trabalho desenvolvido”.

Calendário Escolar 2012

Outra novidade divulgada foi referente ao calendário escolar 2012 das escolas estaduais, que será definido com a participação das unidades escolares. A Secretaria da Educação encaminhará a nova proposta de calendário referente ao ano de 2012, para análise e sugestões das Diretorias Regionais de Ensino, unidades de ensino, Conselho Estadual de Educação e Sindicato dos Trabalhadores da Educação - Sintet.

Entre as principais mudanças está a redução das aulas aos sábados. Na nova proposta, os sábados só serão letivos em algumas datas comemorativas e em culminâncias de projetos educacionais. Para a realização desses projetos, as unidades escolares receberão pela primeira vez um investimento superior a três milhões de reais.

De acordo com o calendário, 2012 terá 203 dias letivos, com a previsão de início das aulas em 1º de fevereiro e término em 15 de novembro. (Ascom Seduc)