Campo

Foto: Divulgação

Mais de 50 servidores do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins participarão de 7 a 11 de novembro, no município de Caseara, na Região Centro-Oeste do Estado, do III Encontro da Área Social com enfoque em Metodologias Participativas no Meio Rural. O evento que será realizado no auditório da APA Cantão, localizada a 6 km da cidade de Caseara, é uma iniciativa do Governo do Estado por meio do Ruraltins.

O Ruraltins, ao longo dos 23 anos de serviços dedicados ao homem do campo, leva assistência técnica e extensão rural as mais diversas áreas: fruticultura, agroindústria, olericultura, associativismo e cooperativismo, aqüicultura e pesca, crédito rural, agroindústria, projetos ambientais, licenciamento ambiental dentre outras atividades. Suas ações atendem mais de 30 mil agricultores familiares, nos 139 municípios tocantinenses.

Neste contexto de acordo com a Coordenadora de Capacitação do Ruraltins, Iranilde Gonçalves, o foco principal do encontro é atualizar os participantes quanto as metodologias participativas empregadas no meio rural, adotadas pelo órgão para que o agricultor familiar deixe de ser um mero expectador e se torne protagonista das ações de desenvolvimento no campo. “ O trabalho dos profissionais da extensão social é fundamental, pois dá incentivo ao agricultor, defende a importância de se adquirir mais conhecimento, de se trabalhar de forma organizada e em grupo”, aponta a coordenadora.

Gonçalves destaca ainda que outro ponto importante do encontro será a formação da Rede Social com o objetivo de levar aos profissionais e a sociedade em geral as políticas públicas dos governos federal, estadual e municipal voltadas para a atividade rural, ocorrendo assim troca de experiências e informações dentro e fora do Estado, “envolvendo o maior número de pessoas no processo produtivo”.

Dentro da programação do III Encontro da Área Social com enfoque em Metodologias Participativas no Meio Rural, haverá a participação de toda a diretoria do Ruraltins, com dinâmicas e oficinas. O encontro terá ainda a participação da professora da Universidade Federal do Tocantins, Mariléa Borges, ministrando palestra relacionada ao tema do evento. (Ascom Ruraltins)

Programação

07/11/2011
13 h – Credenciamento
14h30 – Abertura
15h – Mmensagem para reflexão
15h20 – Palestra – Metodologias para a Construção de uma Pedagogia de ATER
16h20 – Intervalo com dinâmica
16h40 – Levantamento das metodologias utilizadas em cada município com enfoques nas ações sociais
19h encerramento

08/11/2011
08 às 18h – Palestra – Metodologias Participativas na Extensão Rural – Professora Mariléa Borges

09/11/2011
08 ás 18h – Palestra Metodologias Participativas na Extensão Rural - Professora Mariléa Borges

10/11/2011
8h – Participação Especial Agricultura Familiar – Projeto de Assentamento Califórnia
8h20 – Participação da Diretoria do Ruraltins e Representante do MDA
10h20 – Intervalo com dinâmica
10h40 – Palestra – Atuação do Controle Interno nas Despesas Públicas
12h – Intervalo para almoço
13h30 – Palestra – PAA como ferramenta de inclusão social
14h30 – Palestra – O Extensionista Social e a importância das ações sociais como ferramenta de desenvolvimento rural
16h30 – Discussão para formação da rede de articulação de serviço social
18h30 – Encerramento

11/11/2011
8h – Elaboração de Documento de intenção para melhoria das ações sociais no campo
9h30 - Palestra – Motivação Pessoal
12h – Intervalo para almoço
14 h – Encaminhamentos e propostas para o próximo encontro
16h – Avaliação e entrega de certificados
18h – Encerramento