Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fabíola Dias

O governador Siqueira Campos, acompanhado do secretário estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, Jaime Café, produtores e autoridades apontou no lançamento oficial da II etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, as vantagens da sanidade animal como sendo um fator determinante para novas conquistas. “A vacinação garante a boa qualidade da carne, influenciando na abertura comercial de novos mercados consumidores”, disse o governador. A campanha foi lançada oficialmente na manha deste último sábado, 5, de outubro, na Fazenda Novo Horizonte, município de Santa Fé do Araguaia, Região Norte do Estado.

O secretário Jaime Café disse que em maio passado 99,41% do rebanho tocantinense foi vacinado. “A expectativa é ultrapassar esse índice”, disse Jaime Café acrescentando que esse é um avanço marcante para a pecuária tocantinense, principalmente para comercialização da carne e derivados”, almejou.

Para o superintendente Federal da Agricultura no Tocantins, Jalbas Manduca, o Tocantins avança nos incentivos para a sanidade animal. “Já conquistamos muito, mas a expectativa é superar ainda mais. Para tanto, é necessário a contribuição de todos, dos governos e produtores para que juntos cheguemos em 100% de vacinação do rebanho”, enfatizou.

Em seu discurso o presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Geraldino Ferreira Paz, falou sobre os incentivos à sanidade. “A Agência tem procurado fazer o melhor possível para atender os pecuaristas. A nossa meta é atingir o maior número de animais vacinados e tornar o serviço de atendimento mais ágil”, destacou.

Produção

O município de Santa Fé do Araguaia possui grande potencial pecuarista no Estado. Segundo dados da Adapec, atualmente o município possui um rebanho de 140 mil cabeças de bovinos. De acordo com o prefeito, Valtenes Lino da Silva, o potencial pecuarista da região é marcante no Estado. “Ficamos orgulhosos em participar do lançamento oficial da campanha de vacinação contra a febre aftosa. Isso demonstra o reconhecimento da qualidade e quantidade do nosso rebanho”, enfatizou.

Fazenda

A fazenda Novo Horizonte é destaque no Norte do Estado, possui um rebanho de 11 mil cabeças de gado de corte (incluindo gorda, engorda e recria). A fazenda utiliza o sistema de melhoramento genético, por meio da inseminação artificial, com o cruzamento da raça nelore e europeu. Segundo um dos gerentes da fazenda, Oídio Gonçalves de Oliveria, o sistema de criação é um dos mais avançados. “Permite a precocidade do animal e o ganho de peso que são fatores primordiais para o mercado”, argumentou. (Ascom Seagro)