Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Depois de mais de vinte dias em intercâmbio no Texas, EUA, a diretora da Escola Estadual Presidente Costa e Silva, Adriana Pereira Aguiar, contou aos participantes da IV Reunião Ordinária do Consed, que está ocorrendo na capital do Pernambuco como foi a troca de experiência com a escola americana.

Em sua apresentação a diretora tocantinense destacou alguns aspectos que chamaram sua atenção na forma que a unidade onde ela visitou trabalha, dentre elas a metodologia de ensino, o monitoramento da freqüência dos estudantes, a estrutura física arrojada, a autonomia da escola, além das parcerias e os projetos que estimulam no alunado os valores éticos e morais no ambiente escolar.

Para Adriana com a viagem ela pode perceber por meio da convivência com as colegas diretoras dos estados do Maranhão e Espírito Santo que os problemas e as dificuldades são comuns. Já na escola que elas visitaram existem também dificuldades, mas são diferentes e dinamizadas de forma articulada com comunidade educacional. “Tivemos uma grande oportunidade de conhecer modelos novos de gerenciar uma escola, de torná-la mais atrativa e de qualidade para nossos alunos”, pontuou emocionada dizendo que volta ao Tocantins com a vontade de lutar ainda mais para melhorar o desempenho da sua comunidade.

Para a representante do Consulado Americano no Pernambuco, Usha Pittsa troca de experiências entre as instituições deve servir de base para a melhoria da gestão de todas as escolas envolvidas e, por conseqüência, do sistema educacional como um todo. “Vocês são o melhor do melhor da Educação pública do Brasil”, disse Usha com entusiasmo para diretoras.

De acordo com a subsecretária da Educação Básica do Tocantins, Marciane Machado, que acompanhou de perto a apresentação da diretora tocantinense, conhecer uma boa ideia, um novo projeto, uma nova dinâmica positiva servirá de inspiração para a nossa diretora implantar em sua escola. “Adriana está representando aqui toda a Educação do Tocantins. Estamos orgulhosos de estar entre as seis melhores escolas do país em Gestão Escolar”, diz.

Adrian Aguiar e outras gestoras tiveram a oportunidade de conhecer o sistema de educacional americano como prêmio, por desempenhar um trabalho de liderança e modificar a vida da comunidade com as ações da escola onde gerência. A bonificação faz parte do Prêmio Gestão Escolar que está em sua 10° edição. (Ascom Seduc)