Cursos & Concursos

Foto: Divulgação

Aproximadamente 13 mil candidatos realizam neste domingo, 13, as provas do Vestibular 2012.1 da Universidade Federal do Tocantins. Para este certame, a UFT está ofertando 1.620 vagas espalhadas pelos campi de Arraias, Araguaina, Gurupi, Miracema, Palmas, Porto Nacional e Tocantinópolis. De acordo com o edital, pela manhã serão realizadas às avaliações de Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, Redação e Matemática. No período da tarde acontecerão os testes de Física, Química, Biologia, História e Geografia.

Para os candidatos que optarem pelo curso de Arquitetura e Urbanismo haverá também uma prova de Habilidades Específicas, às 15 horas, no sábado, 12. De acordo com a Comissão Permanente de Seleção (Copese) para este Vestibular, na modalidade universal a concorrência geral é de 11,11 para cada uma das 1.132 vagas disponibilizadas pela UFT. Segundo os dados, foram inscritos 12.576 no geral mais 113 no sistema de cotas.

Mais concorridos

O curso de Medicina é o que registra maior concorrência, com 99,79 candidatos disputando cada uma das 28 vagas disponibilizadas. Em seguida vem Direito com 49,75 candidatos/vaga; Engenharia Civil com 39,29 candidatos/vaga; Medicina Veterinária, 31,29 candidatos/vaga e Enfermagem com 20,32 candidatos por vaga.

Cotas

Na concorrência pela cota indígena, Medicina também é o curso mais procurado, com 12 candidatos por vaga (são duas vagas pela cota). O curso de Pedagogia vem em segundo, com 13 candidatos por vaga; Direito tem oito candidatos por vaga; Enfermagem, seis por vaga e Medicina Veterinária registra cinco candidatos por vaga. A UFT reserva 5% do total de vagas para a cota indígena, neste caso 86.

Enem

Com relação ao Exame Nacional do Ensino Médio (SiSU/Enem), A UFT reserva 25% das vagas oferecidas em cada curso, especificamente, aos candidatos que se submeterem às provas do SiSu/Enem, com exceção do curso de Arquitetura e Urbanismo. Neste Vestibular, a Universidade está reservando 402 vagas para os candidatos via Enem. (Dicom UFT)