Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

A portaria que instala o Fórum Estadual da Educação no Tocantins foi assinada nesta quinta-feira, 17, durante a solenidade de instalação do fórum, realizada no auditório do Palácio Araguaia. O Fórum, de caráter permanente, tem a finalidade de acompanhare avaliar as ações de educação no Tocantins, servido demediador entre os diversos setores da sociedade e governo. Entre as atribuições está também a organização das Conferencias de Educação no estado e missão de acompanhar o andamento do novo Plano Nacional de Educação.

Inicialmente, a coordenação do Fórum fica a cargo do Conselho Estadual da Educação (CEE), até que o regimento seja aprovado. No evento, o presidente do conselho, Cicinato Mendes, apresentou a estruturado órgão aos representantes das entidades que aderiram ao Fórum. “O Fórum cuidará com desvelo pela imagem da educação e pela qualidade do ensino no Tocantins, inclusive auxiliando na implantação dos fóruns e conselhos de educação nos municípios”, elucidou.

Até o momento, mais de 50 instituições já aderiram ao Fórum via edital, mas devido ao curto espaço de tempo do primeiro documento divulgado, um novo prazo será dado para que outras instituições possam aderir ao órgão. Após esse período será baixada uma portaria nomeando os componentes do fórum e uma assembléia será convocada para as deliberações iniciais.

Para o secretário da Educação, Danilo de Melo Souza, com a implantação do Fórum o Tocantins passa a ter uma nova ferramenta em busca pela qualidade da Educação. “Esse é um momento muito importante, de pluralidade, diversidade. Temos que pensar nesse fórum como uma discussão permanente e não só nas reuniões semestrais. Essa discussão não pode parar, porque discutimos o futebol, a religião e tantos outros assuntos, toda semana, e a educação também precisa ser debatida diariamente, em todos os âmbitos. É um processo que começou a muito tempo e que depende de um debate amplo e de ações que possam refletir na qualidade da Educação no Tocantins”, disse.

A deputada estadual Josi Nunes falou da necessidade da união entre sociedade e governos para que os problemas educacionais sejam minimizados. “Eu participo da história da educação do Tocantins desde a época de Goiás e os avanços foram muitos. Sabemos que nunca iremos alcançar a perfeição e que temos ainda um longo caminho a percorrer, mas o fórum vai auxiliar na luta, pois ele propõe essa integração entre executivo, legislativo, sindicatos e sociedade civil na busca pela resolução dos problemas na educação. Zelar pela educação é um dever de todos nós”, pontuou.

Estiveram presentes na solenidade, o presidente do Sintet, José Roque Santiago; o diretor da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas do Tocantins, Alex Jhon Silva; o presidente do Fórum Permanente de Educação e Cultura Afrobrasileira, Maximiano Bezerra; o coordenador estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme-TO), Weslei Pires Leite; a presidente da Undime-TO, Luiza Brasileiro; o prefeito de Jaú do Tocantins, João Luiz da Costa, representando a Associação Tocantinense de Municípios; Izabel Cristina, pró-reitora de Graduação da UFT, representando as universidades públicas e a professora Adriana Zimer, representando as universidades privadas. (Ascom Seduc)