Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Divulgação
  • Governador em exercício, João Oliveira fala durante o encontro

Por três dias, a contabilidade brasileira estará em discussão na capital do Tocantins. Teve início na noite desta última quinta feira (17), o 5º Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal e o 17º Encontro de Contabilidade do Tocantins que acontecem junto com a Feira de Negócios e Oportunidades no Crystall Hall, na Avenida Teotônio Segurado.

Todos os presidentes de conselhos regionais da Amazônia Legal foram convidados ao palco e apresentados. Em seu discurso, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Tocantins, Vânia Labres, agradeceu a ajuda de todos os demais conselhos na organização do evento e reconheceu que foi um desafio promover o Encontro de Contabilidade da Amazônia Legal. “Desastres ecológicos, fraudes e corrupção estão na imprensa. Aparentemente o caos é um momento de maturação. Uma coisa é certa: nada abalará a essência contábil. No entanto não podemos nos acomodar, temos que nos capacitar. Cursos, palestras, revistas e encontros entre contabilistas são as maneiras de nos informarmos”, frisou Vânia Labres.

O contador e professor da Faculdade Católica do Tocantins, Jânio Elias Teixeira recebeu a medalha de honra ao mérito Ivan Carlos Gati pelos serviços em prol da valorização da classe. “Agradeço a todos tão significativa honraria. Só não é maior que o prazer de ter contribuído com a formação de profissionais que estão espalhados por Goiás e Tocantins”, disse emocionado Jânio Elias Teixeira. Junto com ele, também recebeu uma homenagem, a medalha de hora ao mérito tocantinense, o presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Juarez Domingos Carneiro.

Em seu discurso o presidente do CFC falou do crescimento de Palmas e da contabilidade no Tocantins. “Essa profissão nos orgulha e vem crescendo. Hoje são 78 mil organizações contábeis. O Brasil tornou-se um país a ser copiado, um país que tem bom exemplo”, falou o presidente do CFC Juarez Domingos.

O governador em exercício do Tocantins, João Oliveira (PSD), também esteve no evento e falou sobre a importância da profissão. “A gente sabe que a contabilidade hoje é voltada para o interesse comum e para o meio ambiente e isto é, de grande importância para o Estado. Hoje não basta produzir, não basta crescer tem que crescer também de forma sustentável”, comentou João Oliveira.

A senadora Kátia Abreu (PSD) deu início ao ciclo de palestras falando sobre o Novo Código Florestal. “O Código Florestal não fala apenas em meio ambiente. Fala em economia, área social e história do Brasil. Um dia dormimos heróis da pátria e acordamos algozes do meio ambiente. As pessoas perguntam: vamos anistiar quem desmatou? Eu digo que não. Podemos triplicar a produção de grãos e dobrar a produção de carne só usando tecnologia, sem derrubar uma árvore”, anunciou Kátia Abreu.

O Encontro pretende sensibilizar contadores e acadêmicos de contabilidade para a importância de praticar uma contabilidade sócio-ambiental, que não esteja preocupada somente com a movimentação econômica, mas, também com as pessoas e o meio em que vivemos.

A programação conta com palestras, painéis, e apresentação de “cases” de desenvolvimento sustentável na Amazônia, que tratará das oportunidades, tendências e desafios relacionados à Contabilidade e o desenvolvimento sustentável na Amazônia.

Durante o evento haverá uma Feira de Negócios e Oportunidades com 15 estandes de empresas e instituições, além de espaços para artesãos do Tocantins expor e vender seus trabalhos.

Estrutura sustentável

A estrutura do Encontro será ecologicamente correta e sustentável, de acordo com as idéias propostas pelo evento. Serão utilizadas cestas de lixo para a coleta seletiva, as peças gráficas serão impressas em material reciclado e reutilizável, da mesma forma que materiais como caneta, pastas, bolsas, lembranças entregues aos participantes, convidados, palestrantes e parceiros.

Programação

Dia 18/11 – Sexta-feira

9h – SPED Fiscal - Palestrante: Roberto Dias – autor do livro Big Brother

Fiscal

10h30min – *Talk Show*: Entidades da Contabilidade (CFC, FBC, FENACON, ABCC)

*Convidados:* Juarez Domingues Carneiro, José Martônio Alves Coelho,

14h – Adoção dos padrões internacionais na Contabilidade aplicada ao Setor Público – Milton Mendes Botelho

15h – Case de sucesso – Núcleo Empreender Contadores de Araguaína.

16h – Exposição de Painéis - Trabalhos Científicos

17h – Talk Show: Meio Ambiente e a Contabilidade

Convidados: Marcelo lelis, Raimundo Neto de Carvalho, Fátima Roriz e Divaldo Rezende. (Assessoria de Imprensa)