Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

É necessário verdadeiro mutirão para atender as mais de 450 audiências que serão realizadas pelas Varas Cíveis de Palmas, com auxilio da Central de Conciliação da Comarca de Palmas e representantes do curso de Direito da Faculdade Católica do Tocantins. Será uma semana inteira de conciliações referentes a processos que envolvem pessoas físicas e jurídicas junto ao Banco Bradesco. As instituições bancárias configuram dentre os maiores litigantes da Justiça Brasileira.

As audiências acontecem entre os dias 21 e 25 de novembro nas salas de audiências das respectivas varas, localizadas no 2º andar do Fórum de Palmas. Neste caso específico, as ações encontram-se em andamento nas cinco Varas Cíveis da capital, registrando um total de 473 processos, com causas que vão de indenizações por danos materiais e morais, processos de busca e apreensão de veículos, execuções do banco contra partes e ações revisionais de dívidas. Alguns casos perduram mais de cinco anos na justiça sem acordo.

Diante dessa situação, houve consenso entre a diretoria da instituição bancária e a diretoria do Fórum de Palmas, representada pelo Juiz Pedro Nelson de Miranda Coutinho. O magistrado procurou os juízes das respectivas varas a fim de avaliarem a viabilidade das conciliações, que acabou por resultar no consenso e o agendamento das respectivas audiências.

Para facilitar o trabalho, a instituição bancária recebeu todos os processos e poderá, no momento da audiência, oferecer propostas de acordo. Os representantes do banco que virão de São Paulo terão poder de decisão, inclusive se necessário formular novas propostas dentro dos limites de interesse do banco.

Em tempo hábil, as partes envolvidas nesses processos serão avisadas através de e-mail e telefone.

O mutirão antecede a Semana Nacional de Conciliação, marcada para o período de 28 de novembro a 02 de dezembro, tendo como tema “Conciliar é a forma mais rápida de resolver conflitos”. Nesta semana, o Banco do Brasil também tentará conciliar com inúmeros clientes pequenos conflitos representados por processos junto as Varas da Comarca de Palmas.

Outras empresas interessadas em seguir o mesmo exemplo podem entrar em contato com a Diretoria do Fórum de Palmas e solicitar a conciliação. (Assessoria de Comunicação)