Campo

Foto: Divulgação

A produção de abacaxi no estado do Tocantins abrange grandes produtores com mais de um milhão de mudas plantadas bem como pequenos produtores, com menos de cem mil. Para levar informação e capacitação técnica aos pequenos produtores do município de Pau D’Arco, a Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário realiza, nesta quarta-feira (24), o 1° Dia Técnico do Abacaxi.

O encontro contará com a participação do Ruraltins e da SFA - Superintendência Federal da Agricultura e agentes financeiros. A programação terá início com uma visita a campo, nas áreas de plantio na região, e a partir das 14 horas, continua na Câmara Municipal com as palestras sobre o cultivo, a produção integrada, o papel da extensão na produção de abacaxi no Estado, e ainda sobre as linhas de créditos disponíveis para os produtores.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Vegetal, o engenheiro agrônomo José Américo Vasconcelos a região de Pau D’Arco possui um plantio expressivo da fruta no Estado. “São mais de 10 milhões de pés em uma área de aproximadamente 400 hectares, e cerca de 40 produtores da agricultura familiar. Vamos apresentar novas técnicas e informações sobre todo o ciclo produtivo do abacaxi”, adiantou.

Segundo Vasconcelos, as técnicas repassadas aos produtores vão desde a escolha da área de plantio, mudas, preparo do solo, plantio, irrigação, tratos culturais, uso de defensivos, adubação e colheita. “Ao levar conhecimento técnico, temos como objetivo incentivar os produtores a investir mais em qualidade, para assim melhorar sua renda”, pontuou o coordenador, acrescentando que devido ao aumento da produção e das exigências quanto à qualidade por parte do consumidor e até mesmo das indústrias, os produtores devem procurar elevar o padrão de qualidade, para garantirem uma boa comercialização.

Benefícios do abacaxi

O abacaxi ou ananás é uma fruta da família das bromeliáceas. O abacaxi possui em sua composição a enzima bromelina, utilizada em muitos medicamentos como antiinflamatórios, digestivos e xaropes expectorantes.

A bromelina está presente em todas as partes do abacaxi, porém é encontrada em maior quantidade no caule do abacaxi.

Para usufruir dos benefícios do abacaxi você deve consumir a fruta regularmente. O consumo pode ser feito in-natura, em forma de sucos, doces e também em receitas culinárias. Um dos sucos mais populares no verão é o suco de abacaxi com hortelã.