Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A Assembleia Legislativa do Tocantins vai comemorar o Dia da Consciência Negra no próximo dia 29 de novembro. A Sessão foi proposta pelo deputado estadual José Roberto Forzani (PT) e aprovada no dia 9 de novembro. "Este será um momento de homenagem à população negra deste Estado. Temos que reconhecer, principalmente por toda a história de nosso País, que temos uma dívida muito grande com este povo e este será uma oportunidade para celebrarmos as conquistas e refletirmos sobre o muito que ainda precisa ser feito pelos afrodescendentes, em especial para os quilombolas", ressaltou Zé Roberto.

Participam da Sessão, representantes de órgãos governamentais, não-governamentais, representantes do movimento negro, religiões de matriz africana e movimentos sociais. O evento é organizado em parceria com o Fórum Estadual de Educação e Cultura Afro-Brasileira e Diretoria de Diversidade da Seduc – Secretaria Estadual da Educação.

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro. No Tocantins, a Lei nº 629/93 institui o Dia Estadual da Consciência Negra, a ser comemorado também no dia 20 de novembro de cada ano. O texto da Lei institui que o Poder Executivo e as redes de ensino, em todos os seus níveis, devem promover programações e atividades culturais alusivas à data.