Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

No dia 22 de agosto deste ano, foi noticiada a prisão do jovem Caio Felipe Silva Santos, por furto à residência na quadra 203 Norte, em Palmas. As informações sobre o nome do acusado e sua prisão foram repassadas para a imprensa pela Polícia Militar. Contudo, após reclamação da família de Caio, a PM voltou atrás, divulgando o nome correto do acusado, Sandro Morais Ferreira, de 28 anos, como sendo o verdadeiro responsável pela ação, em agosto.

A retificação da PM foi feita quase três meses depois que o nome de Caio Felipe foi divulgado como ladrão de casas em Palmas. O erro aconteceu, segundo a família da vítima do equívoco, por que Caio havia perdido seus documentos pessoais, possivelmente encontrados por Sandro e usados no momento de sua identificação.

O fato que chama a atenção é que, no momento em que uma pessoa perde seus documentos pessoais, o ato comum é procurar uma delegacia de polícia para registrar boletim de ocorrência relatando a perda. Com isso, qualquer pessoa que tente utilizar de forma dolosa as identificações de outros, ficam impedidos, por conta do registro na Polícia. No ato da prisão do acusado de furto no dia 22 de agosto, a polícia judiciária durante a lavratura do Boletim de Ocorrência deveria ter consultado os registros para saber a procedência dos documentos pessoais que Sandro apresentou e o equívoco poderia ter sido evitado.

Além dos prejuízos causados pela divulgação na imprensa de seu nome de forma errada, Caio ainda poderia ter sido vítima de outros constrangimentos por conta do erro de identificação. Seu nome estaria registrado nos autos policiais como o de acusado de furto a residência e com isso, ao buscar um emprego que exigisse sua certidão negativa, constaria esta passagem pelas fichas policiais. Confira abaixo a nota enviada pela Polícia Militar, na qual esclarece o equívoco de identificação.

Aos leitores e membros da impresa tocantinense,

No dia 22 de agosto do presente ano, Policiais Militares do 1º BPM prenderam por prática de furto um transgressor que se identificou como Caio Felipe Silva Santos, tendo sido divulgada a atuação policial e a prisão deste.

Acontece que, segundo a Família de Caio Felipe Santos, tudo não passou de um equívoco, já que Caio nunca foi preso e a razão de o transgressor se identifacar como Caio seria porque o verdadeiro Caio havia perdido seus documentos pessoais, sendo estes utilizados de forma dolosa por Sandro Morais Ferreira, natural de Gurupi-TO, eletricista, nascido em 21/03/1983.

De posse dessas informações na presente data, a ASCOM do 1º BPM solicita a retificação das informações nos sites de notícias e/ou institucionais, visando a manutenção da verdade.

Respeitosamente,

Tenente Ribeiro
ASCOM do 1º BPM