Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

A Secretaria Estadual da Cultura por meio da Superintendência de Artesanato está realizando um trabalho de diagnóstico do potencial e produção artesanal da região do Bico do Papagaio. Na terça-feira, 22, e quarta-feira, 23, a diretora de artesanato da Secult, Ivoneide Barreto esteve visitando alguns municípios como Sampaio, Carrasco Bonito, Augustinópolis, São Miguel, Piquizeiro e Buriti.

Em Augustinópolis, a diretora realizou uma palestra para cerca 30 artesãs da Associação dos Artesãos do Bico do Papagaio (Adabip) e em São Miguel o designer Lars Diederichsen reuniu com as artesãs da associação Tramas do Tocantins para conhecer o trabalho produzido pelas artesãs.

Segundo a presidente da Adabip, Maria Cavalcante, o grupo é formado por 120 mulheres que trabalham na produção de peças em crochê e bordado. “Temos várias associadas e além da nossa produção ser um meio de complementar a nossa renda, também é um apoio, um instrumento de desenvolvimento social”, explica a presidente.

A diretora Ivoneide falou da visão da Secretária da Cultura, Kátia Rocha, de valorizar e incentivar o artesanato tocantinense e levou uma palavra de incentivo às artesãs. “A Secretária Kátia Rocha é uma pessoa de visão e que tem muita sensibilidade ao nosso artesanato. Buscamos trabalhar o artesanato como um produto de transformação social e geração de renda e quero incentivá-las a continuarem com esta perseverança, queremos ajudá-las a formar um produto diferenciado.”

São Miguel

A produção de bolsas femininas feitas da palha do coco babaçu, em São Miguel, chamou a atenção do designer Lars Diederichsen. “Vocês já tem uma base de produção e com um produto de qualidade e elegante que nasceu na própria comunidade e com certeza tem espaço garantindo no mercado”, ressaltou Lars, incentivando as artesãs a darem continuidade nos seus trabalhos.

Uma das pioneiras na produção, Almerice Mendes Anchieta, falou sobre a reunião. “Ouvir um profissional como ele dizer que o nosso artesanato é bom e de qualidade renova as nossas expectativas e nos motiva a continuar produzindo”, declara Almerice.

A reunião finalizou com a proposta do grupo junto à Secretaria da Cultura buscar alternativas de alavancar a comercialização dos produtos da associação tramas de são Miguel. (Ascom Secult)