Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Geral

Fiscais do Instituto de Pesos e Medidas do Tocantins (Ipem-TO) realizam Operação Especial de Natal. O objetivo da operação é verificar se as dimensões e o peso dos panetones correspondem com as informações que estão detalhadas na embalagem.

Durante a operação, os fiscais realizam visitas aos supermercados da Capital e recolhem os panetones, que são levados para o laboratório do Instituto. O metrologista do Ipem, José Carlos Quaresma, explica que o segundo procedimento é a pesagem dos produtos que irá acontecer de 12 a 15 de dezembro. “A perícia só acontece depois que convidamos os fabricantes para estarem presentes no dia da pesassem”.

A operação teve início na terça-feira desta semana, na cidade de Paraiso, no dia seguinte a fiscalização foi executada em Porto Nacional, e encerra hoje, em Palmas.

O presidente do Ipem, Parrião Júnior, explica que nesse período do ano, o aumento da busca do consumidor por produtos específicos para as festas de final de ano geram aumento das ofertas deste item no mercado. Por isso, que a fiscalização rotineira é intensificada e são realizadas operações especiais. (Ascom Ipem)