Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Ananás (TO), prendeu na última quarta-feira, 23, naquela cidade, duas pessoas acusadas de Exploração Sexual de Vulnerável. Foram presos, Volmar Pires Carvalho, professor da rede municipal de ensino, 38 anos, e Moises Coelho Gusmão, Bacharel em Direito, 29 anos. Alexandre Paes da Cunha, Médico-Veterinário, funcionário da Adapec – Araguaina (TO), também é acusado do mesmo crime e está foragido da justiça. A polícia está divulgando a foto de Alexandre para ajudar na localização do acusado.

As prisões foram realizadas em cumprimento de Mandados de Prisão Preventiva e Mandado de Busca e Apreensão Domiciliar, expedido pelo MM. Juiz de Direito, da Comarca de Ananás. Durante a operação, a Polícia Civil contou com o apoio da Polícia Militar.

De acordo com o delegado de Polícia Civil, Afonso José Azevedo de Lyra Filho, dois dos três mandados de prisão preventiva foram cumpridos com sucesso, sendo que o indiciado Alexandre Paes da Cunha não foi localizado e se encontra foragido da justiça.

“Os representados foram indiciados pelo crime de “Exploração Sexual de Vulnerável”, tipificado ao artigo 218-B do Código Penal, que comina pena de reclusão de 04 a 10 anos”, disse.

Ainda, segundo o delegado, os acusados estavam mantendo relações homossexuais com adolescentes no município de Ananás, explorando os mesmos mediante pagamento ou promessa de pagamento de dinheiro. “A notícia da infração penal chegou ao conhecimento da Polícia através de requisição do Ministério Público Estadual, que tomou conhecimento do caso. Instaurado o competente Inquérito Policial, a polícia empreendeu diligências para investigar o caso, tendo identificado inúmeras outras vítimas, todos adolescentes do sexo masculino, que estavam sendo induzidos a manter relação homossexual com os representados, mediante pagamento de dinheiro”, concluiu.

Investigações

Volmar, Moises e Alexandre, todos homossexuais, recrutavam adolescentes do sexo masculino, na faixa etária de 14 à 16 anos, e induzia os mesmos a praticarem sexo com eles, mediante pagamento de determinada quantia em dinheiro.

Os valores pagos aos adolescentes variavam de acordo com a modalidade de sexo. As vítimas recebiam em média R,00 para praticarem o chamado “sexo oral”, e R,00 para praticarem o chamado “sexo anal”.

A maioria dos encontros amorosos acontecia na residência do representado Volmar Pires Carvalho, que promovia festas e orgias com o intuito de induzir adolescentes à prostituição.

A maioria dos adolescentes apresentou sintomas de depressão como baixo rendimento escolar, problemas de comportamento com a família, vergonha de si mesmos etc., sendo que uma das vítimas alegou ter contraído sífilis, uma doença sexualmente transmissível.

Até o presente momento foram confirmados nove adolescentes vítimas dos acusados.

“Com o apoio da Polícia Militar de Ananás, a Polícia Civil deu fiel cumprimento aos Mandados de Prisão Preventiva dos indiciados Moises Coelho Gusmão e Valmar Pires Carvalho. Ainda com o apoio da PM local, a Polícia Civil realizou buscas na residência do representado Volmar Pires Carvalho, tendo sido aprendidos inúmeros disquetes, CDs e DVDs cujo conteúdo ainda será analisado pela Polícia Civil e pela perícia”, concluiu o delegado Afonso. (Ascom SSP)