Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de 150 dirigentes petistas do Tocantins participaram neste sábado e domingo, 26 e 27, do “Seminário estadual de metodologia e instrumentos para elaboração do programa de governo”, realizado pelo Partido dos Trabalhadores em Axixá, Colinas e Porto Nacional.

A realização dos seminários foi definida durante reunião do Diretório Estadual no dia 05 novembro e é uma estratégia de formação política do partido,visando às eleições de 2012. A elaboração do Programa de Governo tem como base as diretrizes partidárias e o planejamento geral da campanha, junto aos quais são definidas as prioridades e os grandes projetos e programas a serem defendidos pelas candidaturas petistas e que devem estar explícitos no Programa de Governo.

O primeiro Seminário foi realizado no sábado, 26, na Câmara Municipal de Axixá, região do Bico do Papagaio. Pré-candidatos,vereadores e dirigentes municipais de 14 municípios da região participaram do evento.

Em Colinas, o Seminário aconteceu neste domingo,27, na Faculdade Integrada de Ensino Superior (FIESC). Mais de 60 dirigentes petistas participaram do evento, que contou com a participação de representantes de 18 municípios.

Assim, como em Axixá, o presidente estadual do PT,Donizeti Nogueira, proferiu palestra sobre “A importância do planejamento n agestão pública”. “Temos uma grande agenda e vamos executar através do debate para aprofundar essa questão da importância do planejamento na eleição. Vamos chegar até o final de março de 2012 com um grande programa de governo a ser apresentado como centro da nossa tática na disputa eleitoral, para cada município onde disputarmos as eleições. Os nossos candidatos apresentarão um programa de governo alinhado com o projeto nacional que vem promovendo transformações tão importante para o nosso país”, ressaltou.

O coordenador da macrorregional Centro-Norte, Welton Moreira, parabenizou a direção estadual pela iniciativa e ressaltou a importância dos seminários. “Estamos aqui para aprender e tenho certeza de que faremos um plano de governo direcionado para a realidade de cada município”.

Em seus respectivos municípios, os prefeitos de Axixá e Colinas, Ruidiard Sousa e José Santana, falaram aos participantes sobre a importância do planejamento na gestão municipal.

Até o momento, o PT tem pré-candidatos a prefeito em mais de 60 municípios. “Pra ganhar a eleição precisamos de planejamento, estratégia, mas acima de tudo precisamos de unidade em nosso partido”, frisou a deputada estadual AmáliaSantana, que também participou do evento realizado em Axixá.

Após as palestras e debates, os petistas discutiram, sob a coordenação do professor Divino Mariosan, as etapas, metodologias e ferramentas para a elaboração dos programas de governo, tendo como base os diagnósticos de seus respectivos municípios e com foco na participação da sociedade.

Porto Nacional

Paralelo ao Seminário de Colinas, o município de Porto Nacional também recebeu neste domingo, no Espaço Cultural Professor Durval Godinho, dirigentes petistas de 10 municípios da região Central e Sul do Estado. O Seminário foi coordenado pelo arquiteto Eduardo Manzano, com a presença de mais de 50 petistas. O ex-prefeito de Porto Nacional, Paulo Mourão, também apresentou a palestra sobre “A importância do planejamento na gestão pública” e falou da sua experiência com ex-prefeito do município. “O planejamento é a arma mais poderosa para se produzir bons resultados. Em 2004, quando o PT realizou a Caravana da Cidadania, o presidente Lula percorreu todo o Brasil para conhecero o país de perto e para discutir com o povo o que o povo queria. Em Porto Nacional, nós também construímos um projeto baseado no debate com o povo portuense”, destacou Paulo Mourão. (Ascom PT)