Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Em continuidade à Operação Trânsito Seguro, o Detran-TO e seus parceiros realizou novas blitzen em Palmas, nesta segunda-feira, 28, abordando 621 veículos, sendo lavrados 60 autos de infração e removidos 29 veículos para o pátio do órgão. As operações aconteceram nos períodos da manhã e tarde, nas avenidas NS 02, na quadra 304 Sul; e NS 04, na 104 Sul.

Entre os autos lavrados, se destacaram as infrações aos artigos 230 V, 167, 232 e 162 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), referentes, respectivamente, a veículos sem registro ou licenciamento, falta do uso do cinto de segurança, ausência dos documentos de porte obrigatório e a condutor sem habilitação ou permissão para dirigir.

Balanço

As ações têm continuidade em todo o Estado. Só na última semana, a Operação Trânsito Seguro lavrou 329 autos de infração e realizou 68 remoções de veículos nas cidades de Palmas, Paraíso do Tocantins, Araguaína, Araguatins, Guaraí e Pedro Afonso.

A maioria das infrações cometidas pelos condutores também feriram o artigo 167 do CTB, se referindo à falta do uso do cinto de segurança; em segundo lugar está o descumprimento ao artigo 230 V do CTB, que diz respeito à condução do veículo sem o registro ou sem o licenciamento; seguidos dos artigos 162 I e 232 - condutores sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir e conduzir veículo sem os documentos de porte obrigatório.

Durante a operação em Araguaina, um microônibus do Centro de Formação de Condutores Assunção, que estava sendo conduzido sem o devido licenciamento, foi removido para o pátio do 2º Batalhão da Polícia Militar, sendo liberado após a devida regularização.

Operação

A Operação Trânsito Seguro é realizada pelo Detran-TO em parceira coma Polícia Miltar e com apoio da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), e busca a redução do número de acidentes por meio da fiscalização ostensiva, além da diminuição da inadimplência referente ao IPVA e ao licenciamento anual de veículos. (Ascom Detran)