Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O coletor de impostos da prefeitura de Bandeirantes, Jucélio Dantas Macedo, participou da I Semana de Normas e Procedimentos de Controle Externo, promovida pelo Tribunal de Contas, que termina nesta sexta-feira, dia 2. “Foi muito importante fazer parte do evento, porque agora, a possibilidade de falhar diminui”, avaliou Jucélio.

Gestores, técnicos, servidores públicos e estudantes, de todo o Tocantins, vieram a Palmas buscar, na Semana, informações sobre a nova contabilidade, licitação, controle interno, prestação de contas, responsabilidade socioambiental, entre outros temas. Foram 4 dias, 29 oficinas e mais de 1700 inscrições. “Estamos muito satisfeitos pelo envolvimento dos participantes e com os efeitos que a Semana de Normas provocará, com resultados positivos para a administração pública”, afirmou o conselheiro presidente do TCE/TO, Severiano Costandrade.

“A intenção foi possibilitar uma rede de cursos para a qualificação da gestão pública, para que os recursos sejam melhores aplicados”, explicou a diretora do Instituto de Contas, Dagmar Gemelli. “Com certeza, alcançamos nossas expectativas e a sociedade vai sair ganhando com profissionais mais preparados, mais capacitados”, completou.

Parte das oficinas foi ministrada por servidores do próprio Tribunal de Contas, como a “Atribuições do Controle Interno”, cujas aulas ficaram a cargo da coordenadora de Acompanhamento Contábil e Gestão Fiscal, Najla Mansur. “Espero que a capacitação tenha motivado os gestores, para que busquem sempre crescimento profissional e a qualidade dos serviços prestados”, afirmou.

O evento contou, ainda, com a participação de instrutores da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), como o coordenador do grupo que elabora a atualização das novas normas de contabilidade, Henrique Ferreira de Souza. O analista de finanças e controle da STN ministrou as oficinas “Procedimentos Contábeis, Patrimoniais e Específicos” e “Plano de Contas Aplicado ao Setor Público”, que destacaram as novas normas contábeis, obrigatórias para os estados a partir do próximo ano e, para os municípios, em 2013.(Ascom TCE)