Polí­tica

Foto: Divulgação

O senador Vicentinho Alves se reuniu nesta quinta-feira, 1º, com o Ministro do Esporte Aldo Rebelo numa audiência em Brasília. Acompanhado do secretário estadual da juventude e esporte do Tocantins, Olyntho Neto, do prefeito de Sucupira, José Dantas, e do chefe de orçamento do gabinete, Aguinaldo Lima, o parlamentar tratou de vários assuntos: Palmas como subsede da copa do mundo e as ampliações dos programas Segundo Tempo e Pintando a Liberdade no estado.

Palmas e a Copa do Mundo

O senador Vicentinho pleiteou junto ao ministro Aldo Rebelo que a capital tocantinense seja escolhida como uma das subsedes da Copa do Mundo.

“A realidade é que geograficamente estamos no coração do Brasil, daí a mobilidade de transporte mais centralizada, pois as distâncias estão a meio caminho. O governo do Tocantins aponta que Palmas tem condições de ser uma das subsedes da Copa de 2014: estrutura em hotéis, mobilidade urbana e aeroporto”, pontuou Vicentinho.

Segundo o secretário Olyntho Neto, “caso o estado seja atendido com a solicitação, o governo se compromete a cumprir as exigências que a FIFA estabelecer”, disse.

O ministro se mostrou entusiasta à proposta e sinalizou que apoiará a solicitação do Senador Vicentinho para Palmas.

“Programa Segundo Tempo”

Vicentinho também requereu do ministro a ampliação do programa Segundo Tempo. “O Tocantins, hoje, conta somente com dez núcleos do programa. A intenção é que o Ministério implante mais 150 novos núcleos, numa parceria direta com o Governo do Tocantins, beneficiando todas as 139 cidades tocantinenses”, informou o senador.

O parlamentar solicitou ainda ao ministro Aldo Rebelo a ampliação do programa “Pintando a Liberdade”. No país, o programa de ressocialiazação garante que detentos produzam bolas e redes esportivas – material este destinado às escolas públicas e entidades beneficentes voltadas à prática de esportes.

Hoje, a produção anual dos reeducandos alcança 36 mil unidades entre bolas e redes, sendo que apenas 10% dessa produção são destinados ao estado; o restante é distribuído pelo Ministério para as outras unidades da federação.

Atualmente, o material que chega à rede pública é insuficiente, afinal o Tocantins conta com 561 escolas estaduais e um público de 213.439 alunos devidamente matriculados. Vicentinho quer aumento no repasse dos materiais produzidos ao Tocantins.

“Invés de receber apenas pequena parte dessa produção, o Governo do Tocantins precisa de 50% de material a mais. Os alunos necessitam não apenas de bolas e redes, mas que o ministério garanta também camisas, bonés, bandeiras e mochilas para os estudantes”, afirmou Vicentinho. O Pintando a Liberdade está na quarta etapa de execução no Tocantins.

Sucupira e Porto Nacional

Quando o ministro Aldo Rebelo visitou Porto Nacional durante os Jogos dos Povos Indígenas, ele sinalizou às irmãs dominicanas do Colégio Sagrado Coração de Jesus que trabalharia pelo incentivo ao esporte em Porto Nacional e em todo o Tocantins. Por isso, Vicentinho solicitou ao ministro a construção de quadras poliesportivas cobertas não apenas na cidade de Porto Nacional, mas também em Sucupira.

Exposição Fotográfica

Ao final da reunião, o ministro informou ao Senador Vicentinho que o Ministério do Esporte realizará uma exposição fotográfica da XI edição dos Jogos Indígenas, realizada em Porto Nacional , nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014.“A intenção do ministro é mostrar ao mundo a diversidade cultural do Brasil”, informou Vicentinho. (Ascom Senador Vicentinho Alves)