Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

A coordenadora da Mulher dos Direitos Humanos e Equidade, Rosimar Mendes, participou nesta terça, 6, da sessão ordinária e usou a tribuna para fazer um ato pelo fim da violência contra a mulher. O ato visa mobilizar e sensibilizar homens pelo fim da violência. Essa luta é celebrada entre os dias 20 de novembro e 10 de dezembro, período em que são comemorados os dias de combate à violência contra a mulher (25 de novembro) e à Aids (1 de dezembro) pois, segundo Rosimar, as mulheres são as maiores vítimas.

“Infelizmente esse tipo de violência ainda é muito presente na nossa sociedade, em todas as culturas e todas as gerações. A nossa educação colocou a mulher em segundo plano. A violência contra mulher não afeta só a ela mesma, mas à família e consequentemente a toda sociedade”, disse.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Alessandra Ruita, disse que a sociedade precisa alertar contra essa violência que sempre existiu. “É um fenômenos alarmante que atinge cerca de 6.8 milhões de mulheres. É mais preocupante que o câncer de mama, pois a violência está enraizada na nossa sociedade. Precisamos de um engajamento da classe masculina contra esse abuso”, disse.

Durante a sessão foram distribuídas cartilhas de prevenção contra a dependência química. “Sabemos que a dependência química é um dos fatores que contribuem com a violência doméstica”.

Os vereadores Cirlene Pugliesi (PMDB), Fernando Rezende (DEM), Milton Neris (PR), Norton Rubens (PRTB), Lúcio Campelo (PR) e Bismarque do Movimento (PT) parabenizaram Rosimar e Alessandra pelo trabalho que vêm desenvolvendo e reforçaram a necessidade de políticas preventivas contra esse mal que assola a mulher.

“Reconhecemos esse grande trabalho que a Rosimar vem fazendo no Tocantins e na nossa capital. Esta Casa sempre estará aberta a debater assuntos como este e temos o compromisso de trabalhar por ações de políticas públicas positivas. A partir de hoje, a Câmara irá realizar uma sessão solene todo o dia 6 de dezembro para celebrar essa luta”, disse o presidente da Câmara, vereador Ivory de Lira (PT).