Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

O presidente da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária, Geraldino Ferreira Paz, participará da reunião do FONESA - Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária, nesta quarta-feira, 7, em Brasília (DF). Na oportunidade, serão discutidas as atualizações de convênios, políticas aquícolas, entre outros temas.

No período da tarde, Paz e o coordenador da Tecnologia da Informação da Adapec, João Filho Borges, estarão discutindo com o Mapa - Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento o projeto piloto da implantação do SIBOBV - Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalino. Além disso, a implantação da e-GTA - Guia de Trânsito Animal Eletrônica, ambos fazem parte da PGA – Plataforma de Gestão Agropecuária.

e-GTA

A Guia de Trânsito Animal Eletrônica deverá ser adotada gradativamente em todo o território nacional, para movimentação de animais vivos, ovos férteis e outros materiais de multiplicação animal.

A nova proposta é fazer com que as informações de cada Estado sejam transmitidas à base de dados única, em até 24 horas após a emissão da e-GTA. “Já participamos de todos os testes para a adoção da e-GTA e estamos preparados para participar desta padronização nacional”, assegura Filho acrescentando que o Tocantins ainda tem municípios que emitem manualmente, que nestes casos as informações serão computadas pelo Estado, para depois serem enviadas a base de dados nacional.

A nova guia é semelhante a já existente, conta com informações sobre a carga, tais como: origem; destino; quantidade; sexo e faixa etária; finalidade do trânsito; identificação do emitente e do local de emissão; datas de emissão e validade, entre outros. “O objetivo é evitar a entrada e a disseminação de doenças e pragas que possam colocar em risco a sanidade animal e vegetal”, ressalta Geraldino Ferreira Paz.

Atualmente, a Adapec conta com o Sistema Informatizado de GTA-online, que interliga 110 municípios do Estado dos 139 existentes.

SISBOV

De acordo com o Mapa este serviço é utilizado para identificação e controle do rebanho de bovinos e bubalinos do território nacional, bem como o rastreamento do processo produtivo no âmbito das propriedades rurais. As informações coletadas pelo Sisbov colaboram para nortear a tomada de decisão quanto à qualidade do rebanho nacional e importado. No Tocantins poderá ser testado no próximo ano. (Ascom Adapec)