Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Prefeitura de Colinas do Tocantins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza no período de 07 a 09 de dezembro, na sala 24 da FIESC, a capacitação de manejo clínico em aleitamento materno. O curso é voltado para os profissionais que trabalham na Atenção Básica do Município e também no Hospital Municipal de Colinas (HMC).

O objetivo da capacitação é de implementar o sucesso do Aleitamento Materno e do Caderno Saúde da Criança: Nutrição Infantil (Aleitamento Materno e Alimentação Complementar) e também para a implantação da Rede Amamenta Brasil em Colinas do Tocantins.

Rede Amamenta Brasil

A Rede Amamenta Brasil é uma estratégia de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno (AM), coordenada pela Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas, com o Departamento de Atenção Básica, ambos vinculados à Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.

A Rede se propõe a aumentar os índices de amamentação no País a partir da circulação e troca de informações entre os diversos atores, capacitando os profssionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para que se tornem agentes de mudança no ensino e aprendizagem do AM e para uma prática integralizadora.

A proposta de implementação da Rede Amamenta Brasil surgiu no segundo semestre de 2007, quando a experiência de Londrina foi apresentada à coordenação da Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno/DAPES/SAS/MS.

Em 1º de agosto de 2008, durante a abertura da Semana Mundial da Amamentação, o Ministro da Saúde lançou a Rede Amamenta Brasil. Em 18 de novembro de 2008, foi assinada a Portaria MS/GM nº 2.799 (Anexo 1), instituindo a estratégia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). A Portaria estabelece como a Rede se estrutura, como se dá sua coordenação nas diferentes esferas de gestão e como se dá o seu monitoramento. (Ascom Prefeitura de Colinas)