Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Durante as convenções estadual e metropolitana do Partido Progressista na tarde desta quinta-feira, 8, no auditório da Assembleia Legislativa, com a presença do pré-candidato do partido a prefeito de Palmas, Carlos Amastha e do presidente regional do partido Lázaro Botelho, o ex-governador Carlos Gaguim (PMDB) comentou sobre o Recurso contra Expedição de Diploma (RCED) que corre contra o governador Siqueira Campos (PSDB).

Em sua fala, o ex-governador relembrou do caso de seu antecessor, Marcelo Miranda (PMDB), cassado em 2009, por abuso de poder nas eleições de 2006. “Esta aí o RCED para ser julgado. Nós não perdemos essa eleição. Marcelo Miranda foi cassado injustamente. Disseram que ele deu casa popular em troca de voto”, disse. Segundo as colocações do ex-governador, Miranda foi injustiçado por conta de sua cassação. “Está aí o RCED para fazer justiça pela injustiça que fizeram a Marcelo Miranda”, completou.

Marcelo Miranda

Já em seu discurso, o também ex-governador Marcelo Miranda destacou a aliança entre os partidos para estabelecer uma visão conjunta para a construção de uma Palmas mais forte. Já destacando o pré-candidato do PP, Marcelo Miranda frisou que conheceu Carlos Amastha, quando do lançamento das obras do Capim Dourado Shopping. “Na época, eu consultei meu colega, então governador de Santa Catarina sobre o empresário que já despontava na área da educação e ele me disse: quero que me convide para a inauguração. Por que quando ele começa, ele faz”, disse.

Ressaltando a pluralidade das possíveis candidaturas a prefeito no ano que vem, o ex-governador frisou que o momento agora é identificar e aplaudir o que for bom para Palmas e para o Tocantins. “Mas o povo nos colocou na oposição para discutir novos projetos e contestar o que tiver de ser contestado. O nosso projeto é de estarmos todos juntos para discutir o que é melhor para nossa capital”, completou.

Sobre o processo acirrado que promete cercar as eleições do ano que vem, Marcelo citou o pré-candidato à prefeitura de Palmas pelo PMDB, Eli Borges. “Temos aqui o deputado eli Borges, homem de bem que está colocando seu nome a prefeito. Teremos debate transparente e limpo que com certeza irá contribuir para as melhorias da nossa sociedade”.

Raimundo Palito

O vice-presidente regional da legenda, deputado estadual Raimundo Palito ressaltou a força da pré-candidatura de Carlos Amastha para a Prefeitura de Palmas no ano que vem.

De acordo com ele, mesmo tendo sua filiação no partido questionada por algumas frentes políticas, Amastha foi uma das grandes alianças para o PP. “Muitas pessoas criticaram essa filiação ao PP, mas vocês podem ter certeza de que isso foi inveja de pessoas que queriam que ele fosse filiado em seus partidos”, disse.

Além dos apontamentos sobre as características de Amastha, Palito deu especial destaque para a presença dos ex-governadores Carlos Gaguim e Marcelo Miranda, ambos do PMDB. Segundo ele, seu apoio político sempre foi nos mandatos dos dois peemedebistas, no tempo em que passaram à frente do governo. “Você será eternamente meu governador pela amizade pessoal que nós temos”, disse a Gaguim.