Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Elevar o Tocantins nacionalmente por meio da arte, essa missão tem sido desenvolvida com louvor pelos artistas do nosso Estado. O jornalista, escritor e compositor Tião Pinheiro, o músico e compositor J. Bulhões, o músico e ator Léo Pinheiro estão hoje entre os principais representantes da cultura tocantinense.

Lançado no último mês em São Paulo o novo álbum do cantor e compositor Oswaldo Montenegro leva o nome da composição "De Passagem" a qual foi poeticamente idealizada pelo trio tocantinense., fortalecendo desta forma a parceria de Oswaldo Montenegro com grandes artista do Tocantins.

Pelo destaque nacional, divulgando a cultura e o nome do Tocantins, o deputado Raimundo Palito (PP), apresentou durante sessão nesta quinta, 8, Moções de Aplausos direcionadas aos artistas Tião Pinheiro, J. Bulhões e Léo Pinheiro. O parlamentar também estendeu a homenagem a Oswaldo Montenegro pela valorização dos artistas regionais.

Perfis homenageados

Tião Pinheiro

Dinâmico e brilhante não só como jornalista mas também como poeta e compositor, tendo conquistado vários prêmios em festivais parcerias de valor e sucesso no decorrer da sua carreira, entre elas com J. Bulhões e Léo Pinheiro. Recentemente este belo trio teve uma composição gravada por Oswaldo Montenegro no seu último CD lançado "De Passagem".

Sempre foi uma pessoa de destaque, em novembro de 2008 tornou-se Cidadão Tocantinense, título este, proposto pela Deputada Solange Duailib.

Léo Pinheiro

Goiano, nascido em 28 de agosto de 1985, em sua história artística, o jovem músico já gravou três CD’S, se apresentou em vários Estados brasileiros e em países como Portugal e Inglaterra.

Entrou para a Cia. “Mulungo”, de Oswaldo Montenegro, em 2008. Participou do premiado longa-metragem Léo e Bia como cantor, ator e violonista. Foi também indicado para o prêmio de melhor ator no XIV Festival de Teatro do Rio de Janeiro.

Fez temporada no Citibank Hall-SP em janeiro de 2011 com a Cia Mulungo. Em julho também deste ano no Rio de Janeiro, começou uma turnê com seu monólogo de humor “Claudiney Soares na Comédia das Maravilhas”, que tem a história ambientada no Estado do Tocantins.

Recentemente a música “De Passagem”, composta em parceria com os amigos, Tião Pinheiro e J. Bulhões deu nome ao novo CD do cantor Oswaldo Montenegro.

J. Bulhões

Nascido em 19 de Abril de 1954 na cidade de Oriente - SP. O músico participou na década de oitenta do filme "Coração a Mil", que teve também no elenco, Regina Casé, Caetano Veloso e Gilberto Gil, resultado da excursão do show "O Luar" de Gilberto Gil, com quem J. Bulhões, gravou o disco "Umbanda Um" e trabalhou em turnês e espetáculos no Brasil e exterior.

Hà cinco anos morando no Estado do Tocantins, J Bulhões é mais um dos grandes artistas brasileiros que adotou este Estado como sua morada definitiva. Desde sua chegada formou parcerias com nomes da música tocantinense, como Dorivã, Léo Pinheiro, Tião Pinheiro, Sandro Petrilli, Juraildes da Cruz e tantos outros artistas.

Este ano, a canção "De Passagem" composta em parceria com Tião Pinheiro e Léo Pinheiro, deu nome ao Cd do cantor e compositor Oswaldo Montenegro.

Por Reconhecimento e Merecimento, tem este à finalidade de requerer aos Nobres Pares, VOTO de APLAUSOS ao compositor, músico, e cantor J. Bulhões.

Goiano, nascido em 09 de maio de 1954, no momento exercendo um atuante trabalho jornalístico nas áreas da cultura, social, esportiva, econômica e política na Organização Jaime Câmara desde 1979 no Estado do Tocantins. (Ascom Raimundo Palito)