Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Gerência de Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria da (Semus), teve dois trabalhos premiados, durante o XII Encontro Internacional de Profissionais de Vigilância Sanitária, realizado recentemente, em Fortaleza (CE).


Os trabalhos premiados foram: Projeto Microempreendedor Individual e de Gerenciamento de Riscos em Vigilância Sanitária, da Coordenadora do Núcleo de Educação Sanitária da Visa, Silvana Teixeira.

Prevenção responsável


“Recebemos esses prêmios com muita alegria e responsabilidade, pois entendemos que a vigilância e a promoção da saúde estimulam o setor regulado a monitorar o risco para prevenir danos, o que reflete positivamente em saúde pública, minimizando gastos e protegendo o trabalhador, bem como, a população como um todo” - destaca a sanitarista.


Outro trabalho da Visa/Palmas ficou classificado entre os finalistas: A importância do monitoramento de exames laboratoriais de manipuladores de alimentos, do Inspetor Sanitário, Fábio Christo.

Segurança sanitária


De acordo com Silvana Teixeira, as metodologias aplicadas em Palmas, nos projetos Integração entre secretarias para formalização do microempreendedor individual e Importância do monitoramento do risco em estabelecimentos de saúde estabeleceram novos procedimentos para preservar a saúde; para manipular corretamente equipamentos de segurança; para prevenir acidentes de trabalho; para a aplicação de boas práticas na fabricação e conservação de alimentos e ainda, para a prestação de serviços que envolvam a saúde humana.


“Através de muito trabalho, capacitações, treinamentos, parcerias e orientações, estamos conseguindo também, retirar da informalidade, o microempreendedor e legalizando-o, tanto do ponto de vista sanitário, como fiscal, de acordo com a legislação, garantindo maior entrosamento legal com todas as áreas de fiscalização, garantindo a sanidade dos alimentos ”. assegura Silvana Teixeira. (Ascom Semus)