Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Com a proximidade das festas de final de ano, aumenta o fluxo de veículos nas rodovias, exigindo atenção redobrada do condutor. Portanto, para aqueles que vão pegar a estrada, o Detran-TO aponta as principais dicas de segurança para uma viagem com final feliz.

“Dirigir em dias normais exige responsabilidade e atenção, mas em datas especiais esses cuidados devem ser redobrados, a fim de evitar surpresas desagradáveis e principalmente acidentes”, destacou a diretora de Educação para o Trânsito e Qualificação de Pessoal do Detran-TO, Áurea Liz Morais.

Dicas

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aponta dois princípios essenciais para a direção defensiva: possuir domínio do veículo e atenção às condições do trânsito das vias. Mas, antes deles, devem vir os cuidados com as condições do veículo.

Ter o veículo revisado é fundamental para uma viagem segura. E antes de viajar o condutor deve conferir os itens de segurança (extintores, triângulo e estepe), o estado dos pneus, se o veículo está abastecido, se itens externos (bicicletas, caixas e outros) estão bem fixados, se as cadeirinhas de segurança para criança estão bem presas e se há itens soltos dentro do carro, que possam causar lesões em situação de acidente.

O condutor precisa se atentar também para a documentação do condutor e do veículo, que deve estar em dia e em local de fácil acesso. É necessário ainda ter à mão o manual do veículo, o telefone do socorro e do seguro, mapa e o endereço e ponto de referência do destino, além de conferir a previsão do tempo referente ao período da viagem.

Direção defensiva

Os motoristas precisam ficar atentos aos riscos de acidentes no início e no fim dos trajetos, e não se esquecer que trechos com linhas retas e em boas condições também representam riscos. Neste caso, o excesso de velocidade é o maior responsável pelos acidentes.

Para o condutor é necessário evitar dirigir com sono ou cansado, estar calçado adequadamente, parar a cada três horas, observar e respeitar a sinalização, reduzir a velocidade e redobrar a atenção nas proximidades dos perímetros urbanos. Se estiver chovendo ou com neblina, é obrigatório ligar os faróis do veículo e reduzir a velocidade.

Além desses cuidados, jamais dirigir após ter ingerido bebida alcoólica, pois, além de oferecer grandes riscos de acidentes, é infração gravíssima. Utilize a cadeirinha no banco de trás do veículo para segurança das crianças e sempre lembre que o cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. (Ascom Detran)