Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Wilson Rodrigues Governador assina autorização de doação Governador assina autorização de doação

Nesta quinta-feira, 29, o governador Siqueira Campos autorizou a doação de uma área de mais de 27 mil metros quadrados na quadra ALCSO 55, em Palmas, para construção da sede definitiva do Instituto Nossa Senhora de Lourdes, entidade beneficente de assistência social e de assistência em saúde, com sede em Palmas. “Este é um grande presente de final de ano para o povo tocantinense, que terá num futuro bem próximo, uma assistência na área de reabilitação em nível de primeiro mundo, pois o trabalho realizado pelas irmãs dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils, que atuam em Porto Nacional desde 1904, com o Colégio Sagrado Coração de Jesus, é um trabalho verdadeiramente missionário e de altíssima qualidade”, afirmou o governador.

O instituto é comparado, mantidas as proporções, ao Hospital Sara Kubitschek, de Brasília, uma das maiores e melhores redes de hospitais de reabilitação do Brasil e do mundo. Atuando no nível de atenção secundária e de média complexidade da reabilitação de pessoas com deficiências e de idosos, em caráter complementar ao SUS (Sistema Único de Saúde) e ao SUAS (Sistema Único de Assistência Social).

As irmãs Maria Eugênia Ribeiro Silveira e Teresi Galvão de Oliveira, respectivamente presidente e vice-presidente do Instituto Nossa Senhora de Lourdes, informam que a entidade receberá apoio financeiro do Fundo Social do BNDES para construção de sua sede, “a fim de ampliar seus projetos, incluindo entre eles a Equoterapia e um Centro Cultural e Esportivo, também voltados para pessoas com deficiência e seus familiares, não só do Tocantins, mas de outros estados do Norte do País, que já nos têm encaminhado pacientes.”

O governador disse que toda a estrutura administrativa estadual tem um especial cuidado com as entidades de benemerência que desenvolvem um trabalho de assistência social e à saúde muito importante, que vem minorando o sofrimento de muitas famílias de Palmas e de todo o Estado. No caso específico do Instituto Nossa Senhora de Lourdes, o Governo, com a doação da área, vem ampliar o apoio que já vem dando à entidade, muito respeitada por sua atuação na área de reabilitação. (Com informações Secom)