Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta última segunda-feira, 2, a exoneração de 13 funcionários de alto escalão da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Entre eles estão 4 superintendentes, 3 diretores,4 coordenadores, 1 chefe de núcleo de controle interno e o presidente da comissão de licitação.

Em entrevista ao Conexão Tocantins, um dos exonerados informou que a notícia surpreendeu aos afetados pela decisão do governador Siqueira Campos (PSDB). De acordo com a fonte que não quis se identificar, eles foram informados da decisão no meio da noite de domingo para segunda. “Nós fomos pegos de surpresa. Não conseguimos entender o por que desta ação. Apenas nos ligaram as onze horas da noite e nos comunicaram da exoneração”, disse.

O funcionário ainda destacou que todas as atividades da Secretaria estavam sendo levadas normalmente, sem que houvesse motivação técnica para a exoneração dos funcionários de comando da Pasta. O sentimento, de acordo com as informações do funcionário, é de surpresa e decepção. “A equipe estava trabalhando. Estávamos atingindo as metas, os índices, conseguindo administrar os recursos públicos e os resultados estavam aparecendo”, explicou.

Quando questionado sobre as motivações para a exoneração dos chefes da Seduc, o servidor afirmou desconhecer qualquer tipo de justificativa para que eles fossem afastados de seus cargos. “Nós trabalhávamos na educação do município e não tínhamos qualquer ligação política com ninguém. Nosso perfil é estritamente técnico”, disse.

Contudo, mesmo afastados de suas funções na Pasta da Educação, os servidores exonerados continuaram a trabalhar no Estado, pois são professores efetivos estaduais, ou municipais. “Vamos permanecer no Estado, mas em outras funções”, completou.

Relação entre Siqueira e Danilo

O secretário estadual do Planejamento e Modernização da Gestão, Eduardo Siqueira Campos, informou ao Conexão Tocantins que a decisão da exoneração dos servidores da Seduc foi do governador e que ele não participou da reunião que definiu o ato. No entanto, de acordo com ele, a relação do secretário da Educação Danilo Melo com Siqueira Campos não será afetada. “O governador tem profundo respeito pelo professor Danilo. Pelo seu trabalho, pela confiança, pelo dinamismo”, completou.

Eduardo rechaçou qualquer possibilidade de seu colega de secretariado deixar a administração de Siqueira. De acordo com Eduardo, as chances de Danilo deixar a Seduc seria a mesma de ele, Eduardo, deixar o governo. “O governador tem orgulho de trabalhar com o professor Danilo”, finalizou. Confira abaixo a lista dos exonerados.

Superintendentes e Presidente

CLEUDEMAR ABREU LOPES - Superintendente de Ensino Integral

IDELMA PEREIRA DE BASTO SANTOS - Superintendente de Padrões Mínimos

MARTA PACHECO RAMOS – Superintendente de Desenvolvimento da Educação

JONEIDSON MARINHO LUSTOSA - Superintendente de Informação e Tecnologia da Educação

ENEAS RIBEIRO NETO - Presidente da Comissão Permanente de Licitação

OLMÁRIO FONSECA GUERRA - Chefe do Núcleo Setorial de Controle Interno

Diretores

LUCAS XAVIER BRITO - Diretor de Administração - CPC-III, da Secretaria da Educação

BENEDITO FERREIRA CHAVES - Diretor de Finanças - CPC-III, da Secretaria da Educação

MARÍLIA DO SOCORRO DO AMARAL MASCARENHAS OLIVA - Diretora de Atividades Curriculares e Transversalidade

Coordenadores

ELIANE MITTELSTAD MARTINS DE SOUZA - Coordenador de Avaliação e Acompanhamento - Ensino Fundamental

KELMA TAVARES BARBOSA DE OLIVEIRA - Coordenadora de Informações Educacionais, Certificações e Normatização

ANDERSON BEZERRA BARROS - Coordenador de Currículo e Formação - Ensino Fundamental

CLAUDENICE PASSOS PALACI - Coordenadora de Ensino Jovens e Adultos

Atualizada às 16h 08min