Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Fred Alves

Foto: Fred Alves

Com o período da entressafra, a equipe da Unidade Operacional da Coapa realiza a manutenção do armazém de grãos localizado em Pedro Afonso, o maior do Tocantins com capacidade estática para armazenar 60 mil toneladas. O trabalho começou em dezembro de 2011 e termina ainda este mês.

Está sendo feita a substituição de peças nas moegas e secadores; pintura das instalações (silos e escritório da administração); reparos na parte hidráulica e elétrica; substituição de partes da estrutura metálica do teto e laterais; impermeabilização nas partes inferiores dos dez silos e correções no piso para evitar infiltrações.

Vanderlei de Souza, responsável pelo setor, informou que a manutenção visa dotar adequadamente as instalações do armazém para receber a Safra de Soja 2011/2012. Segundo ele, já no final de janeiro o armazém receberá soja precoce plantada por produtores ligados a Coapa no final de outubro de 2011. O recebimento de grãos se intensifica a partir do próximo mês.

“Essas melhorias também fazem parte das medidas tomadas dentro do programa 5’S implantado na Coapa para melhorar o ambiente de trabalho em nossa unidade”, acrescentou Vanderlei de Souza.

Nova unidade

A Unidade Operacional foi criada depois da implantação do novo Organograma Geral da Coapa em dezembro de 2011. O setor conta com 13 colaboradores responsáveis pelo relacionamento com produtores no sentido de captar grãos e pela operação do armazém onde é feito o beneficiamento (recepção, classificação, limpeza e secagem) de grãos como soja, milho e sorgo.

Safra recorde

Em 2011, a Unidade de Grãos da Coapa recebeu a maior quantidade de soja em seus 13 anos de operação, movimentando um total de 73.500 toneladas recebidas de 90 sojicultores de Pedro Afonso, Tupirama, Santa Maria do Tocantins, Centenário, Recursolândia, Itacajá, Goiatins, Tupiratins, Guaraí, Miranorte e até de Porto Nacional.