Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Turismo & Lazer

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

Os trabalhos de recuperação de um dos mais importantes espaços públicos ao ar livre do Estado, a Praça dos Girassóis, foram retomados como parte da revitalização do local, que ainda no último semestre ganhou uma nova e completa iluminação. Na manhã desta sexta-feira, 6, servidores do Palácio Araguaia e do Dertins iniciaram atividades de limpeza e substituição dos cerca de 450 mil litros de água do reservatório. A praça tem a gestão do Governo do Estado, por meio da Secretaria Chefe do Gabinete do Governador.

Na semana anterior, o local ganhou um caramanchão – uma pequena cobertura e assento espaçoso em madeira nobre, que pode ser utilizado como espaço para fotografia, leitura e outros atrativos. Sem falar em mais dois destes assentos que serão instalados no pequeno bosque, segundo informa Edson Bezerra, chefe de Serviços Gerais da administração do Palácio, que acompanha de perto os serviços de homens, máquinas e caminhões nas atividades de esgotamento e reposição da água.

Bezerra conta que vários objetos pessoais estão sendo encontrados na área da cascata, como óculos, pulseiras, roupas íntimas e outros bens, que estão sendo guardados no Palácio. A área foi construída no final da década 90, e o registro curioso foi que em 1999 um jacaré conseguiu atravessar pistas, andar pela praça e chegar à cascata, passando a devorar os peixes dos compartimentos.

Substituição das águas

Após liberar a água servida das lagoas menores para as maiores, ao mesmo tempo são lavadas as bordas. Uma bomba de 30 cavalos mantém a circulação de ar na água para proteger os peixes, e à medida que são esvaziadas, são retirados os resíduos em geral, enquanto os caminhões pipas vão abastecendo com água potável as lagoas já limpas e vazias.

A água das lagoas abriga várias espécies de peixes como caranha, corró ladina e tambaqui. A ala sul do Palácio Araguaia ainda é ornamentada pelas espécies de árvores de buriti (mauritia fexuosa), carnaúba (copermicia forunipra), pata de elefante, ixorea, flores dos girassóis mexicano (rocheado), mini e anão. Os serviços devem ser concluídos neste sábado. (Secom)