Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Elias Oliveira

Foto: Elias Oliveira

Só nos primeiros dois dias de funcionamento do sistema informatizado de matrículas da rede estadual foram recebidas mais de duas mil solicitações de novas vagas. O 0800-635050 está em funcionamento desde o último sábado, 07, e já recebeu milhares de ligações, o maior número de chamadas tem sido de estudantes que já estão matriculados na rede estadual o que tem gerado congestionamento nas linhas. A Secretaria Estadual de Educação explica que de 07 a 14 as matrículas são apenas para alunos novatos na rede estadual.

O Superintendente de Informação e Tecnologia da pasta, Joneidson Marinho, explica que os pais não precisam se preocupar uma vez que não haverá falta de vagas. “O que está acontecendo é que muitas ligações que estamos recebendo são de estudantes que já estão matriculados, ou seja, que já estudavam na rede estadual no ano anterior e certamente já tem suas vagas asseguradas, isso tem gerado um congestionamento no sistema. É importante lembrar ainda que as vagas estão sendo distribuídas de acordo com o endereço residencial dos estudantes, portanto as vagas não são limitadas para quem ligar primeiro”, esclarece.

Ele ainda esclarece que a tendência para os próximos dias é que o fluxo de ligações acabe diminuindo. As matrículas seguem até o dia 14, próximo sábado. Durante a solicitação os pais devem optar por até três escolas ou turnos diferentes, ainda devem ter em mãos um documento de identificação do aluno, boletim escolar, histórico ou declaração de conclusão da série anterior.

Cronograma

Dia 15 - alocação automática do aluno, o sistema irá direcionar a matrícula para uma das três opções solicitadas pelo estudante.

De 16 a 20 - efetivação da matrícula na unidade escolar. Para realizar a confirmação da vaga os responsáveis devem comparecer às escolas portando cópia dos documentos pessoais, comprovante de endereço e duas fotos 3x4.

Dia 01 de fevereiro – início do ano letivo na rede estadual de ensino.