Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

O assassinato de uma criança indígena no Maranhão em outubro do ano passado ainda não é alvo de investigação da Polícia Federal (PF). A supeita é que ela tenha sido carbonizada por madeireiros. O assunto ganhou força na semana passada por meio de redes sociais. A criança pertencia à etnia Awá-Guajá, que vive isolada na Reserva Indígena Arariboia, no município de Arame, 470 quilômetros ao sudoeste de São Luís.

"A denúncia não foi encaminhada ao Ministério Público nem à Polícia Federal. O índio fez o relato ao Cimi - Conselho Indigenista Missionário e não à Polícia Federal. Ainda não começou nenhuma investigação", informou o chefe da Delegacia de Defesa Institucional da Superintendência da PF no Maranhão, Rodrigo Santos Correia.

O assassinato foi denunciado ao Cimi pelo índio Luís Carlos Tenetehara, do povo Tenetehara, que também vive em Arariboia. Ele informou que costumava ver os Awá-Guajá em caçadas na mata, mas que deixou de encontrá-los depois que viu um acampamento com sinais de incêndio e com os restos mortais da criança. "Depois disso, não foi mais visto o grupo isolado. Nesse período, os madeireiros estavam lá. Eram muitos. Agora desapareceram. Não foram mais lá. Até para nós é perigoso andar, imagine para os isolados", disse Luís Carlos.

Os Tenetahara acreditam que os Awá tenham se dispersado para outros pontos de Arariboia temendo novos ataques. Segundo eles, a ação de madeireiros na região tem feito com que os Awá migrem do centro do território para as periferias, ficando sujeitos ao contato com a sociedade.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) informou que recebeu, em novembro, denúncia anônima sobre assassinatos de índios na região. O órgão disse que protocolou denúncia na Polícia Federal e solicitou que uma investigação fosse feita.

A Funai também enviou uma equipe de Imperatriz para a Terra Indígena de Arariboia para coletar dados mais precisos sobre o caso. A assessoria de imprensa do órgão informou que o relatório da apuração deverá ser divulgado nesta terça-feira. (Agência Brasil)