Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Policiais Civis da Deic, núcleo sul, deflagraram nos meses de dezembro do ano passado, 2011, e janeiro deste ano, 2012, a operação Phallaina, que resultou na prisão de sete pessoas acusadas de integrar uma quadrilha especializada em tráfico de drogas, em Goiás e Tocantins. Os envolvidos foram autuados por associação e tráfico de drogas. A ação da Polícia Civil aconteceu nas cidades de Gurupi, Palmas e Goiânia-GO.

De acordo com o delegado adjunto da Deic, Dr. Rafael Falcão, as investigações começaram no início do mês de julho do ano passado. “Nós tomamos conhecimento que Cleys Pinto Assunção, vulgo Baleia, e seu companheiro, Diego Rodrigues da Silva, estavam traficando grande quantidade de entorpecentes na cidade de Gurupi. Em apenas uma negociação, o casal adquiriu mais de R$ 50.000,00 em droga”, afirmou Rafael.

Durante as investigações os policiais civis descobriram que Antônio Roberto dos Santos Filho, vulgo Júnior, ex-companheiro de Cleys, era a pessoa que despachava as drogas de Goiânia para Cleys e Diego. “O casal recebia as drogas e também distribuía para outros traficantes, que realizavam a venda a usuários” disse ainda o Delegado.

A Polícia Civil ainda descobriu no mês de dezembro último, que uma outra pessoa, Danilo Lucas de Souza Nascimento, buscava as drogas vindas de Goiânia na cidade de Cariri, a mando de Diego. Diante da situação, os policiais montaram uma campana, que prendeu Danilo e apreendeu um adolescente em flagrante com mais de meio quilo de crack.

Depois da prisão dos dois acusados, os agentes da Deic se deslocaram até a cidade de Goiânia, e no dia 16 do mês de dezembro, prenderam Antônio Júnior e sua companheira Rútila Matias, responsável por fazer a movimentação financeira de Júnior. No dia anterior, 17, outra equipe da Deic prendeu em Gurupi Cleys e Leondino Lopes da Silva, o responsável por fazer a movimentação financeira de Cleys e Diego. Na casa de Leondino, os policiais encontraram um revólver, calibre 38.

Com o trabalho de inteligência da Polícia Civil, no dia 04 deste mês, agentes da Deic sul, com auxílio da Deic de Palmas, prenderam em Palmas, Renato Reis Rodrigues envolvido diretamente no tráfico de drogas com Cleys, Diego e Antônio.

Durante a operação também foram apreendidos veículos, documentos de imóveis, adquiridos nas cidades de Goiânia e Gurupi. Com as prisões e apreensões a Deic acredita ter desarticulada uma das principais redes de distribuição de drogas na cidade de Gurupi.

Operação Fallaina

A operação foi batizada Phallina em menção ao apelido de uma das suspeitas. As prisões de todos os envolvidos só aconteceram 06 meses após o início das investigações. As prisões só aconteceram com êxito devido ao excelente trabalho de inteligência dos policiais civis.

A Polícia Civil ressalta que entre as ações da quadrilha estaria a facilitação da passagem de aparelhos celulares para dentro de presídios, bem como a venda ilícita de armas de fogo e munições. (Ascom Polícia Civil)