Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

A viagem oficial do governador Siqueira Campos e comitiva ao Japão, em novembro do ano passado, começa a ter resultado. A NOOKYO, maior cooperativa do Japão, responsável pela produção, comercialização e abastecimento de produtos agrícolas no Japão, enviará ao Tocantins uma missão, no dia 8 de fevereiro próximo, para conhecer o projeto agrícola de Formoso do Araguaia.

O JBIC – Japan Bank Corporation, manifestou satisfação com a visita do governador Siqueira Campos em sua sede em Tókio, aguarda confirmação do Governo do Estado para financiamento da contra partida para construção de rodovias e infra-estrutura. O projeto será executado em conjunto com o Banco Mundial. Uma assembleia do JBIC na América Latina está agendada para o dia 16 de março próximo, em Montevidéu – Uruguai, para a qual o governador Siqueira Campos foi convidado a participar.

Outra resposta positiva da viagem ao Japão é que a Hayashi-Kane, empresa de derivado de peixe no Japão, enviará um grupo técnico ao Tocantins, logo após o Carnaval. A empresa quer conhecer empresas brasileiras do ramo para implantar investimento em parceria nos segmentos de técnica de conservação de peixe, fábrica de ração e beneficiamento da carne de peixe em grande escala.

A Mitsubishi Corporation deverá, em breve, consolidar participação em projetos estruturais no Estado. A empresa demonstra interesse em investir em um pólo agroindustrial canavieiro, para produção de etanol, e na produção de papel e celulose, além de uma parceria no setor de mineração.

A indústria Toshiba Medical também confirmou ao Governo do Estado a vinda, em data ainda a ser marcada, de uma equipe técnica para apresentação de equipamentos hospitalares de última geração, para diagnóstico por imagem.

O consultor Kenji Kawano , que agendou os compromissos da comitiva tocantinense no Japão, disse que essa resposta das empresas japonesas à visita do governador Siqueira Campos chega a ser única em relação a outras comitivas oficiais. “O Governador tem uma credibilidade grande junto ao empresariado japonês e também ao Governo do país. Isso já abre muitas portas, mas o que impressiona é que esse retorno é considerado muito rápido, porque o japonês não agenda vindas de conhecimento técnico nas localidades só porque recebeu uma visita. Isso só aconteceu porque é o governador Siqueira Campos que está a frente do Governo”, afirmou Kenji. (Secom)