Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

No intuito de estimular a criação e produção artesanal, desenvolver produtos com uma identidade local, aperfeiçoar as habilidades e fomentar a geração de renda dos artesãos do Tocantins, a Secretaria Estadual da Cultura (Secult) por meio de sua Superintendência de Artesanato irá promover, de 16 a 30 de janeiro, oficinas de bordado e design em no município de Tocantinópolis, a 522 km de Palmas. Os trabalhos serão desenvolvidos pelo design Renato Imbroisi e mais duas Bordadeiras professoras, Maria de Fátima Rodrigues Lima e Zenaide Ribeiro Alves da Associação Brincando com Linhas de Brasília.

As oficinas serão ministradas na sede da Associação de Criatividade Artesanal de Tocantinópolis, nos horários de 08 as 12 e de 14 as 18 horas. Os trabalhos serão desenvolvidos em duas etapas, a primeira, as professoras Maria de Fátima e Zenaide Rodrigues aplicarão treinamento de novas técnicas de bordado, estudo sobre a história da região e exercícios de criação. Na segunda etapa, Imbroisi junto aos artesãos desenvolverão novos designs que promovam a identidade do artesanato local, as inscrições estão sendo realizadas pela Associação de Criatividade e poderão participar associados e interessados na área.

Segundo o diretor de artesanato da Secult, Manoel Rocha Neto, as Oficinas de Design fazem parte do esforço da secretária da Cultura, Kátia Rocha, de resgatar a identidade cultural de cada município, explorando suas características socioambientais e históricas, valorizando o que há de melhor em cada região e estimulando a geração de renda para as famílias de artesãos do Tocantins.

Renato Imbroisi, que já vem desenvolvendo este mesmo trabalho, em outras comunidades do Tocantins como, Mumbuca e Dianópolis, é tecelão e designer de artesanato, trabalha em parceria com artesãos têxteis, dirigindo oficinas de criação e desenvolvendo novos produtos. Já participou de 140 projetos em todas as regiões do Brasil e também trabalha na África (Moçambique e São Tomé e Príncipe). Realizou workshops e oficinas de criação na Itália e no Japão. (Ascom Secult)