Esporte

O ano promete ser bastante movimento para os amantes do automobilismo no Estado. A Comissão dos Pilotos de Kart do Tocantins espera realizar competições que movimentem vários municípios com a intenção de difundir o esporte. Isso é o que foi definido na noite da última quinta-feira, 12, durante reunião realizada em Palmas com pilotos e representantes da Sejuves – Secretaria Estadual da Juventude e dos Esportes. Na ocasião foram discutidas regras e o formato dos campeonatos para a finalização do calendário de 2012.

Segundo Fábio Pereira Monteiro, presidente da Comissão de Pilotos do Tocantins, o Estado tem cerca de 50 pilotos de kart, que estão distribuídos em diversas categorias, sendo que vários têm condições técnicas de disputar provas nacionais e trazer bons resultados para o Estado. Por isso, o calendário deste ano prevê a realização de uma etapa de competição nacional, em Palmas, e a participação de uma equipe tocantinense na primeira edição da Copa das Confederações de Kart - evento que acontece em Vitória (ES), de 6 a 10 de março.

Ainda segundo Pereira, o Tocantins vai sediar uma das etapas da Copa Norte de Kart, que é o principal evento da categoria fora do eixo Sul/Sudeste. O campeonato tem a intenção de trazer grandes pilotos para a região Norte. As provas serão realizadas em cinco cidades da região Norte do Brasil: Palmas (TO), Castanhal (PA), São Luiz (MA), Imperatriz (MA) e Marabá (PA).

Na reunião também foi anunciado que será realizado o campeonato estadual de kart no Kartódromo Rubens Barrichelo, em Palmas. As competições começam em fevereiro e devem ser encerradas em novembro, ou seja, tem competição praticamente durante todo o ano para os amantes da velocidade no Tocantins. (Ascom Sejuves)