Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Com extensa programação, que incluiu a entrega à população de cerca de nove mil m2 de obras de pavimentação de ruas, revitalização da Praça Mamédio Tavares, cinco pontes na zona rural, substituição de todos os móveis escolares de alunos e professores por mobiliários novos, entrega de um veículo à Secretaria Municipal da Educação, anúncio de novas obras, além de atividade esportiva, cultural e religiosa com shows musicais, a Prefeitura de Porto Alegre, no Sudeste do Estado, celebrou sábado, dia 14, o 23º aniversário de emancipação do município, ocorrido em 1989.

A programação oficial teve início logo pela manhã, às 5h, com alvorada festiva pela Banda Municipal. Em seguida, às 7h, houve a solenidade cívica com o hasteamento dos pavilhões na entrada do Paço Municipal. Na sequência, na Igreja de Santa Luzia, foi celebrada uma missa pelo diácono Lenivaldo Macedo. Na Praça Mamédio Tavares um culto de ação de graças dirigido pelas igrejas evangélicas encerrou a programação religiosa.

A programação contou ainda com o torneio de society entre as equipes locais, além de um momento recreativo (festival de sorvete, algodão-doce e pula-pula para a criançada) e pronunciamentos das autoridades. À tarde, a prefeita Edvam Pereira Nepomuceno (PMDB), acompanhada pelo vice-prefeito, Pedro Noleto, pelos secretários municipais e vereadores, prestigiou a mega cavalgada que percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Os moradores saíram às ruas para prestigiar o evento. À noite, o show com as bandas Forró Boys e Êxtase encerrou as festividades dos 23 anos de emancipação do município.

Anos Difíceis

Na entrega das obras à comunidade, a prefeita Edvam afirmou que a maior dificuldade desde o início da administração foi colocar as finanças em dia. Também falou da satisfação de administrar Porto Alegre e da superação de parte dos desafios administrativos. “Nos dois primeiros anos tivemos que adotar medidas amargas para organizar financeiramente e administrativamente a municipalidade. Eu tinha fé e consciência que logo estaríamos dando as respostas que a população esperava. Os benefícios à zona rural, como construção de pontes e a melhoria da zona urbana, como, por exemplo, a construção de asfalto com meio-fio e calçada, recuperação de praças, investimentos na educação e saúde só está sendo possíveis pela seriedade e transparência na gestão dos recursos públicos”, pontuou.

A prefeita agradeceu a presença do deputado federal Laurez Moreira (PSB), autor da emenda que destinou recursos para a pavimentação de quase nove mil m2 de asfalto. De acordo com Edvam, cerca de R$ 300 mil reais já estão empenhados, em Brasília, segundo assegurou o deputado Laurez, para mais asfalto urbano. A prefeita deixou uma mensagem de esperança a todos os porto-alegrenses no final da sua fala. “Este povo é merecedor de tudo isso que estamos fazendo e vamos fazer muito mais ainda para a nossa gente. Vamos continuar crescendo e se desenvolvendo com dignidade. Minhas felicitações a todo o povo pelo transcurso de mais um aniversário da nossa querida cidade”, afirmou.

Uma das figuras mais reverenciadas no evento foi a do primeiro prefeito, Francisco Araújo de Carvalho, um dos primeiros moradores a chegar à localidade. Araújo, que administrou Porto Alegre em duas ocasiões, também foi prefeito de Almas e seguidas vezes vereador. “Quando cheguei aqui, no início dos anos 50, a minha vó já residia nessas paragens. Viemos para cá, fomos convidando os amigos para povoar a região, que, com o tempo, se constituiu numa vila, depois povoado, distrito, até chegar a ser uma cidade. Tenho absoluta certeza que valeu a pena sonhar e lutar. Hoje, o povo tem identidade própria, é livre, tem o seu território para construir seu futuro ao lado da sua família”, declarou.

Outro personagem de destaque na história da cidade é o ex-vereador Timóteo Nunes Ferreira, primeiro presidente do Legislativo e relator da lei Orgânica. Foi dele a ideia de no ano de 1988 sair do então norte goiano e bater as portas do então deputado Totó Cavalcante, na Assembleia Legislativa de Goiás, e implorá-lo para que desse entrada num projeto de lei de emancipação do distrito. Segundo Timóteo, quando anunciou às pessoas a sua iniciativa de lutar pela emancipação do outrora distrito, muitas pessoas levaram o assunto como piada. “Eu caminhei dezenas de vezes para Goiânia sem contar com a ajuda de ninguém. Só com a força do meu ideal. Tudo parecia um sonho, porém quando ocorreu a emancipação, veio o reconhecimento de toda essa gente. Estou muito feliz por ver nosso povo sendo dono dos seus destinos, em que pese haver carência e falta de investimentos em algumas áreas”, coloca.

Para o atual presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Messias (PMDB), o município tem avançado. Há investimentos importantes na região, que tem contribuído para o desenvolvimento da cidade. “O nosso município, se comparado ao de 23 anos, há uma diferença gritante. Hoje temos asfalto que liga à capital, bem como a outras regiões importantes do país. Porto Alegre é hoje um município com expectativa de desenvolvimento, pois conta com atrativos turísticos e terras férteis para agricultura e pecuária. Basta acreditarmos mais em nossas potencialidades. Estou orgulhoso de fazer parte desta história” assinalou.

História

Porto Alegre do Tocantins teve como um de seus fundadores Francisco Araújo de Carvalho, o qual foi seu primeiro prefeito. O município foi desmembrado do município de Almas. Originou-se esse nome por que há nesse município um rio (Manoel Alves) e nele um porto no qual havia uma velha canoa para a travessia das boiadas que passavam por ali. Este porto era muito prazeroso para se tomar banho e daí originou-se o nome Porto Alegre. Hoje a cidade tem se destacado na região sudeste do estado. Juntamente com o município de Dianópolis, está sendo desenvolvido um grande projeto de irrigação no rio Manoel Alves, que gera grande número de empregos para região. (Ascom ATM)