Campo

Foto: Fred Alves Sede da Coapa em Pedro Afonso Sede da Coapa em Pedro Afonso

Após um curto período de recesso, o presidente da Coapa – Cooperativa Agroindustrial de Pedro Afonso (TO), Ricardo Khouri, retomou suas atividades e recebeu na manhã desta terça-feira, 17 de janeiro, na sede da cooperativa, em Pedro Afonso, o superintende de Programas e Parcerias da Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia, Romão Miranda Vidal.

No encontro o gestor estadual informou que nesta quarta-feira, 18, será iniciada a obra de reforma do Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto, fundado em 1973, também em Pedro Afonso. Com investimento de R$ 3,5 milhões será feita a ampliação e reforma das instalações e construídos laboratórios de informática, entomologia, fitopatologia, solo e de nutrição animal.

Romão Vidal ainda anunciou que em parceria com a Bunge será instalado o 1º curso Técnico em Cana-de-açúcar. Outro a ser implantado é o curso de Técnico em Logística. Ambos tem previsão para serem oferecidos já no segundo semestre deste ano. A administração estadual também pretende instalar, em breve, pólos da Rede e-Tec Brasil – Escola Técnica Aberta do Brasil para oferecer, por meio do ensino a distância, cursos técnicos de Agronegócios e Aquicultura a serem ofertados pela Unitins – Fundação Universidade do Tocantins; e da UAB – Universidade Aberta do Brasil, com cursos a serem definidos. Ainda está em estudo a implantação de cursos de Técnico Ferroviário e Técnico em Transporte Ferroviário, provavelmente em uma escola a ser construída em Guaraí.

“Queremos tornar o a escola referência nacional e que a comunidade volte a ter orgulho do Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto”, afirmou Romão Vidal, completando que existe a intenção de criar uma escola-fazenda produtora de leite para oferecer cursos para os alunos e pequenos pecuaristas.

Ricardo Khouri ficou muito satisfeito com as notícias recebidas e disse que a Coapa está à disposição tanto para desenvolver projetos conjuntos como para disponibilizar suas instalações para os alunos do Colégio Agrícola Dr. José de Souza Porto realizarematividades práticas. “Alunos da instituição já participam de cursos que oferecemos e fazem estágios em nossas instalações, queremos estreitar nossas relações com essa importante instituição de ensino que atende Pedro Afonso e região”, declarou Khouri, que tem reunião marcada para a próxima semana, em Palmas, com o secretário da Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Borges da Silveira, para tratar de futuras parcerias. (Assessoria de Imprensa)