Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Naturatins – Instituto Natureza do Tocantins realizou na tarde desta terça-feira, 17, na sede do órgão, em Palmas a doação de 2,445 metros cúbicos de madeira para o viveiro florestal da Facto- Faculdade Católica do Tocantins.

A doação foi realizada com base no termo de cooperação técnica entre órgão ambiental e a faculdade e também sob o cumprimento da Instrução Normativa do Naturatins nº 003/2009, sobre a doação de bens apreendidos.

A ação teve como objetivo principal ampliar o viveiro de mudas localizado na faculdade, além de fomentar os serviços de pesquisas, ensino e extensão nas áreas de gestão ambiental, florestal e recursos hídricos, voltados à conservação dos recursos naturais e biodiversidade. Dentre as madeiras doadas para a Instituição de ensino, estavam caibros, vigotas e tábuas.

Durante a doação das madeiras, o coordenador de Desenvolvimento Socioeconômico do órgão, Francisco Alves, que na oportunidade representou o presidente do órgão, Alexandre Tadeu, destacou que uma das metas do Naturatins é fomentar práticas sustentáveis. “O viveiro ajuda na recuperação de áreas degradas, pois é de grande importância para os trabalhos socioeducativos do órgão e no incentivo a pesquisas das árvores nativas do cerrado”, disse. O diretor de Administração da Faculdade, Rodinei Espada, que na ocasião representou a pró-reitora, Clarete de Itoz, destacou a importância da ampliação do viveiro. “O viveiro já produz cerca de 10 mil mudas anualmente e com ampliação vai aumentar a sua capacidade de produção e conseqüentemente, aumentar participação dos acadêmicos do curso de Gestão Ambiental na pesquisa de diversas espécies de árvores nativas”, disse.

Participaram também da doação a equipe de fiscalização que conferiu a entrega das madeiras, além dos técnicos da diretoria de Recursos Hídricos do órgão que são responsáveis junto com a diretoria de Biodiversidade e Áreas Protegidas pela ação de recuperação de áreas degradadas. (Ascom Naturatins)