Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto “Acerte os Ponteiros com o Enem” começa sua 2ª edição no próximo dia 1º de fevereiro. Hoje, a Unitins, a RedeSat e as secretarias estaduais da Ciência e Tecnologia, da Educação e da Comunicação fizeram o lançamento da segunda edição do projeto, que exibirá 142 aulas, com 30 minutos de duração cada uma, até o dia 20 de abril. As aulas, produzidas pela Unitins, serão exibidas em canal aberto pela RedeSat – televisão pública do Estado – no horário de 19 às 20 horas de segunda-feira a sábado. Durante o lançamento, foi assinado um termo de cooperação técnica entre os órgãos e instituições para realização dessa segunda edição.

As aulas também poderão ser assistidas no site www.acerteosponteiros.com.br e pelos DVDs que serão distribuídos, por meio da Secretaria da Educação, para as 242 escolas estaduais que oferecem o Ensino Médio. Entre as novidades para essa edição, está a realização de um “aulão” em Palmas e um espaço de interação no site do projeto, onde os estudantes poderão tirar suas dúvidas.

“A política nacional já está voltada para o Enem, onde o ingresso dos estudantes em universidades públicas é pelo Enem, inclusive no próximo vestibular da Unitins 100% das vagas será destinada ao ingresso por meio das notas obtidas no exame. Então, esse projeto vem mais uma vez oportunizar uma preparação para os jovens conquistarem uma vaga na universidade pública”, disse o reitor da Unitins, Joaber Macedo, acrescentando que 50% dessas vagas são destinadas a estudantes de escola pública do Tocantins. “Estou otimista com o resultado desse projeto. Faremos um monitoramento para aferir esse resultado”, completou o reitor.

Para o secretário da Ciência e Tecnologia e presidente da RedeSat, Borges da Silveira, essa é a oportunidade de dar aos jovens que querem uma vaga na universidade e aos que querem a certificação do Ensino Médio serem melhor preparados. “A meta é atender cerca de 12 mil alunos nas escolas, além das pessoas que pretendem a certificação”, contabilizou. Segundo o secretário, que estava acompanhado do secretário Executivo da pasta, Mário Bezerra, a primeira edição foi um sucesso e superou as expectativas. “Foram cerca de cinco mil cadastrados no site, 11% deles são de outros estados, e 90 mil acessos às aulas postadas”, disse ele, ressaltando a importância do Enem, se referindo a utilização da nota obtida no Enem para pleitear o Financiamento Estudantil (Fies) e acesso às bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni).

De acordo com a subsecretária Estadual da Educação Básica, Marciane Machado, o “Acerte os Ponteiros com o Enem” é um trabalho intersetorial. “Essa iniciativa está sendo fundamental para o avanço na qualidade do ensino. E temos acompanhado como tem colaborado para nossos alunos, principalmente os mais carentes, terem mais oportunidades para conquistar uma vaga na universidade”, afirmou ela, que estava acompanhada do subsecretário Executivo da Educação, Ricardo Marinho.

A superintendente de Publicidade da Secretaria da Comunicação, Eliane Campos, ressaltou a responsabilidade dos comunicadores em difundir o “Acerte os Ponteiros com o Enem” para que mais pessoas tenham oportunidade de se preparar melhor. “A partir dessa semente, plantada aqui no Tocantins, pode se mudar a realidade até do país”, avaliou Eliane Campos, que estava representando o secretário da Comunicação, Arrhenius Naves, que participou da segunda parte do lançamento.

Estudantes

A estudante Jória Mirian Alves Ferreira foi uma das que assistiu às aulas pelo site. “Me ajudou muito na hora de fazer a prova. Ainda não entrei para UFT (Universidade Federal do Tocantins), mas vou assistir essa segunda edição para tentar mais uma vez”, disse ela, contando que busca uma vaga no curso de Jornalismo.

Já Eni da Penha Oliveira Silva tentou a certificação para o Ensino Médio. “Ficou faltando só Matemática. Me ajudou muito. Acho que se não fosse essas aulas, que acompanhei pela internet, eu nem teria tentado. Esse tira-dúvidas vai ajudar mais ainda. Agora, além da certificação, quero uma vaga na universidade”, explicou ela. (Ascom Unitins)