Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

A Prefeitura Municipal de Palmas irá realizar o monitoramento das águas do Lago da Usina Hidroelétrica de Luiz Eduardo Magalhães, na região da Capital, após o acidente que ocasionou o derramamento de biodiesel nas águas do reservatório. Serão coletadas na manhã desta sexta-feira, 20, amostras da água em quatro pontos diferentes para verificar as condições físico-químicas e microbiológicas.

Segundo a biomédica sanitarista, Fernanda Fernandes, a equipe da Diretoria de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp) irá realizar os exames laboratoriais, para avaliar as consequências ambientais ocasionadas com a chegada do óleo até o reservatório. “O exame irá verificar o corpo hídrico do lago, bem como a qualidade do banho”, explica.

Ainda segundo a biomédica não será difícil avaliar se houve modificações, visto que a prefeitura já monitora constantemente as condições de balneabilidade das águas. Serão coletadas amostras da água na altura do píer da Marinha do Brasil, próximo a Praia do Prata; do píer um da praia da Graciosa; da Praia da Graciosa e da Praia das Arnos. “Visualmente o trabalho realizado já retirou grande parte do material, vamos fazer uma constatação química para podermos avaliar os impactos ambientais e para os usuários do lago”, destaca Fernanda Fernandes.

Dois laboratórios especializados farão as análises microbiológicas, que verificarão a qualidade da água em questões sanitárias e as análises físico-químicas que verificarão o composto, a cor, a turbidez e a presença de compostos químicos nocivos. A previsão é que os resultados saiam em cinco dias úteis. (Ascop)