Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Sesau é parceria da Seduc na execução do programa

Sesau é parceria da Seduc na execução do programa Foto: Divulgação

Foto: Divulgação Sesau é parceria da Seduc na execução do programa Sesau é parceria da Seduc na execução do programa

Com o investimento de mais de R$ 2 milhões de reais, 988 escolas do Tocantins receberão ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade. O tema foi escolhido para a primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá em 99 municípios tocantinenses, nos dias 5 a 9 de março.

Segundo pesquisa realizada pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela OMS – Organização Mundial de Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7% em 1970, para 21,75 em 2009.

O PSE - Programa Saúde na Escola é desenvolvido em parceria entre a Sesau – Secretaria de Estado da Saúde e Seduc – Secretaria de Estado da Educação.

As ações do Programa serão realizadas por equipes de Saúda da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica. Os profissionais se deslocarão até a escola para examinar as crianças e adolescentes, de 5 a 19 anos, e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde.

“As escolas, também, podem sugerir outros temas, como sexualidade, DST/AIDS, hipertensão entre outros” revela a técnica da área Saúde da Família da Sesau, Maria Jucinaide.

Os municípios que ainda não aderiram ao programa podem entrar no site http://simec.mec.gov.br/ e se cadastrarem. (Ascom Sesau)