Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Marimar

Foto: Marimar

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus), em parceria com o Movimento Nacional de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) e a Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), está promovendo a Semana de Prevenção e Combate à Hanseníase, até a próxima sexta-feira, dia 27, em Palmas.

Estacionada na Feira Coberta do Jardim Aureny I, desde segunda-feira, a Carreta da Hanseníase está oferecendo, em horário comercial, à comunidade, consultas e exames de prevenção e tratamento da doença.

De acordo com Alessandro Pantoja, gerente da Atenção Básica da Semus, ao todo, seis médicos estão atendendo a demanda de consultas de diagnóstico da doença; avaliação de complicações; além de diagnóstico e tratamento de hipertensão e diabetes, bem como fisioterapia e enfermagem.

Em busca do atingido
Uma força tarefa, com divulgação em carros de som, pela cidade e a visita de casa em casa, pelos agentes comunitários de saúde, está sendo empreendida, no sentido de encontrar pessoas atingidas pela doença.

“Essa busca é a maior dificuldade que temos para identificarmos os pacientes e tratá-los, pois a doença tem cura e apenas o SUS oferece tratamento gratuito e especializado, em todas as unidades de saúde da Capital", explica Maria do Socorro Sarmento, coordenadora das Doenças Transmissíveis da Semus.

Números
Em Palmas, em 2010, foram registrados 170 casos de hanseníase e, em 2011, 95 novos casos estão em tratamento. De acordo com Jamyla Barreira, responsável Técnica pela Área da Hanseníase, “os profissionais de saúde da Capital foram capacitados para identificar e tratar de forma mais rápida, a doença na população”, assegura.

A Hanseníase
A hanseníase é uma doença infecciosa, causada pelo bacilo de Hansen, que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. Uma doença silenciosa, cuja detecção pode levar de 2 a 07 anos. Caso não seja tratada, a hanseníase pode provocar deformidades físicas. A transmissão ocorre pelo contato prolongado com um doente, que não esteja em tratamento. (Ascom Semus)